Maçã deve ser ingerida pelo menos duas vezes ao dia

Maçã deve ser ingerida pelo menos duas vezes ao dia

Atualizado: Segunda-feira, 1 Fevereiro de 2010 as 12

Pesquisas têm comprovado os benefícios da ingestão freqüente da maçã para a saúde. O ideal é que se coma pelo menos duas maçãs ao dia, pois é uma fruta muito rica em fibras, flavonóides e antioxidantes, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim no sangue e assim ajudam a combater os problemas cardíacos.  

Estudos também comprovam que na maçã estão presentes algumas substâncias que impedem o surgimento, o crescimento e expansão de células cancerígenas, principalmente nas mamas e cólon.

A maçã também é muito rica em pectina, taninos e ácido málico que, entre outras funções, ajudam a amenizar problemas do sistema digestivo, como diarréia e constipação intestinal. Além disso, seus nutrientes previnem o aumento das taxas de colesterol e mantêm os níveis ideais de glicose e triglicérides no sangue. A casca também possui valor altamente nutritivo.

Essa fruta também auxilia na dieta emagrecedora, retarda o envelhecimento e ajuda a proporcionar uma maior capacidade respiratória, devido ao alto número de antioxidantes presentes na maçã. Além disso, ajuda a combater problemas pulmonares e  protege os pulmões dos efeitos da fumaça, o que é uma ótima alternativa para os fumantes passivos.

Portanto, além de ser totalmente fácil de transportar para qualquer lugar também possui um preço acessível a várias camadas sociais da população. A maçã proporciona todas essas facilidades e ainda é totalmente benéfica para à saúde humana.

Dr. Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037) é membro da Rede Brasileira de estudos em Nutrigenômica, da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, da SLAN (Sociedade Latino Americana de Alimentação e Nutrição) e da SBAF (Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais). Na sua Clínica desenvolve trabalhos em diversas especialidades assim como na área de diagnósticos.

veja também