Mais que salsicha

Mais que salsicha

Atualizado: Quinta-feira, 14 Outubro de 2010 as 12:01

O popular hot dog das festinhas de criança e barraquinhas de rua ganhou deliciosas e incrementadas combinações e hoje em dia integra o cardápio das casas de lanches. A lista de ingredientes adicionais abrange diversos tipos de queijos e saladas, purê, creme de milho, linguiça, frango, calabresa e até excêntricas opções doces, como morango, coco ralado, banana e chocolate.

De grandes e conhecidas lanchonetes a trailers que cresceram e se tornaram ponto de encontro dos baladeiros famintos, o Guia da Semana selecionou locais em quatro capitais, para você matar a vontade de um apetitoso cachorro-quente. Confira!

São Paulo

Lanchonete da Cidade Com seis exclusivos cachorros-quentes no cardápio, a casa ganhou, por três anos consecutivos, o prêmio da revista Veja SP na categoria. Lá é possível saborear o clássico Totó, que vem com queijo estepe derretido e molho de tomate fresco da casa; o Rin Tin Tin, que mistura raiz forte, saladinha alemã e purê de batata; e o Astro, que tem cebolinha Cróc e queijo meia-cura. Para os fãs de receitas diferentes, a dica é o Vira-Lata, que acompanha molho gorgonzola e vinagrete crocante de repolho ou o Bidu, que combina queijo de cabra, milho e chilli.

St Louis

Apesar de serem os hambúrgueres o carro-chefe da singela lanchonete dos Jardins, os hot dogs também atraem um público cativo. Prova disso é o prêmio recebido pela revista Época SP, em 2009, de estabelecimento com o Melhor Cachorro Quente. O destaque fica para o Flat Dog, com salsicha e cebolas grelhadas, queijo suíço derretido e picles e a sugestão para os paladares fortes é o Texas Dog, que mistura fatias de bacon assado o molho barbecue especial da casa.

Stop Dog

Com mais de 40 anos de tradição, a lanchonete foi fundada na época em que ainda se escrevia "maionese" em sua grafia original em francês, "mayonnaise". O cardápio de hoje em dia inclui versões clássicas do sanduíche, como o Cheese Salada, e o Super Hot Dog, com purê, creme de milho, batata palha e requeijão ou cheddar. Para acompanhar, peça a porção de batatas smiles ou onion rings, que sempre vêm sequinhas e crocantes.

Rio de Janeiro

Andy's A famosa lanchonete carioca oferece doze versões de hot dogs com salsichas artesanais, no melhor estilo nova iorquino. O carro-chefe é o Chilli Dog, que acompanha molho chilli e cheddar, mas também merece destaque o Champs, com champignons e provolone, e o Fankie & Johnnie, com linguiça, italian beef e provolone. O diferencial da casa é que os pedidos são feitos nas brown sags, os saquinhos de lanches norte-americanos que vêm com o cardápio impresso. O cliente seleciona, entrega à balconista e o sanduíche passar por um poderoso forno de esteira, para retornar aquecido e crocante.

Chaika

O restaurante ainda guarda resquícios do antigo Café Progresso e agrega, atualmente, diversas opções de tortas, bolos, sorvetes, milk shakes, sanduíches e salgados. Os cachorros-quentes são feitos no forno e o Dog Ipanema - vendido só na franquia do bairro - combina a salsicha à lingüiça calabresa e molho de queijo. Depois de saborear o lanche, escolha uma das deliciosas sobremesas do extenso cardápio de doces, que fazem sucesso na casa.

Curitiba

Josias Hot Dog Você já experimentou um cachorro-quente doce? Para os apreciadores de excêntricas combinações agridoces, a Josias Hot Dog traz duas opções que agregam ao lanche prazeres açucarados: uma com banana na chapa, canela, chocolate granulado, coco ralado e catupiry, e outra, com morango, coco ralado, leite condensado e chocolate ao leite. A casa oferece também 15 opções para os que preferem a versão tradicional salgada, incluindo o vegetariano, que substitui a salsicha convencional por uma feita com soja.

Barraca do Cláudio

Ponto de encontro dos curitibanos depois da balada, a lanchonete foi a primeira a oferecer o cachorro-quente prensado na capital paranaense. O mais pedido é o que traz salsicha, frango desfiado, milho, tomate e maionese. Mas além dessa, outras 12 opções aparecem no cardápio, como é o caso do inusitado Tomate Seco com Cheddar, que contém ainda palmito entre os ingredientes.

Belo Horizonte

Breik Breik

O tímido trailer, localizado em Belo Horizonte há 32 anos, cresceu e se expandiu por dez endereços, sete em Minas Gerais e dois no litoral paulista, em Caraguatatuba e Ubatuba. Hoje em dia, a lanchonete é uma das mais requisitadas pelos mineiros que desejam saborear hambúrgueres ou o tradicional cachorro-quente, acompanhado de milho verde, salada, batata palha e molho.

Cachorrão

Ponto de encontro dos jovens que saem da balada famintos, o trailer está sempre lotado durante a alta madrugada. Isso porque além de gostosos, os lanches são bem servidos, com destaque para o Gulosão, que leva além da salsicha, frango, linguiça e queijo mussarela. As outras opções de ingredientes são milho, creme de cebola, seleta de legumes, azeitona, batata palha e uva passa.

veja também