Meio bolo meio biscoito, whoopie promete ser a mania de 2011

Meio bolo meio biscoito, whoopie promete ser a mania de 2011

Atualizado: Quarta-feira, 8 Dezembro de 2010 as 11:58

Ele parece um biscoito recheado super caprichado, mas é muito mais macio. Ele lembra também o francês macaron, mas nasceu do outro lado do oceano Atlântico. Os whoopie pies ainda vão confundir muita gente, mas é com essa aura de novidade e curiosidade que eles estão chegando ao Brasil.

O docinho norte-americano inventado na Pensilvânia é antigo, mas por muito tempo ficou discretamente restrito ao interior do país. Foi apenas em 2009 que ele foi redescoberto pelos grandes centros americanos como Nova York e, agora, começa a aparecer também em São Paulo.

O whoopie é composto de duas massas redondas e macias recheadas com creme, combinação que a cake designer Paula Gradícola descreve como sanduíche de bolo. "Ele possui uma textura bem leve e suave, dissolve na boca", descreve. "É uma coisa entre um bolo e um biscoito", completa a chef Carole Crema, do La Vie em Douce.

Os mais tradicionais são feitos de chocolate e marshmallow, mas por aqui eles já vem chegando brincando com sabores. "Nos Estados Unidos, eles têm muito os recheios de marshmallow, o de buttercream (creme de manteiga) e um ou outro de chocolate. No Brasil, a gente tem uma cultura gastronômica mais aberta, tem brigadeiro, doce de leite, então a possibilidade de variação é maior", afirma a chef.

Carole é uma das primeiras a preparar whoopies em São Paulo. Ela conta que conheceu o docinho em uma viagem a Boston, provou vários por lá e, na volta, trouxe na mala livros com receitas. Aqui, ela trabalhou até chegar ao seu próprio modo de preparar.

Gradícola e Crema concordam que os whoopies são fáceis de fazer. "Entre preparar a massa e assar leva, em média, 40 minutos", diz a cake designer, que em janeiro irá promover em São Paulo cursos sobre a guloseima.

Para elas, o docinho tem potencial para se tornar popular em São Paulo, mas não deve ainda roubar dos cupcakes o título de principal febre da cidade. "Ele vai complementar, dar uma cara mais colorida e divertida para as mesas, não vai competir", aposta Crema. "Os cupcakes são mais bonitos e podem ser mais decorados", pondera Gradícola.

LA VIE EN DOUCE

ONDE R. da Consolação, 3.161, Jardins, tel.: 0/xx/11/3088-7172 QUANTO Whoopie pie de chocolate e marshmallow: R$ 4

CURSO DE WHOOPIES PIES POR PAULA GRADÍCOLA

QUANDO 15, 19 e 26 de janeiro ONDE Atelier Fazendo Arte (Av. Côte d'Aazur, 644, Granja Viana, tel.: 0/xx/11/4777-9436 e 0/xx/11/9602-5543) QUANTO R$ 236

veja também