Moqueca de Crustáceos

Moqueca de Crustáceos

Atualizado: Sexta-feira, 13 Fevereiro de 2009 as 12

Ingredientes

Moqueca típica da região (ver sugestão abaixo) Uma cavaca grande (ou lagosta) Feijão verde (ver receita abaixo) Feijão branco (ver receita abaixo) Galhos de coentro frescos para enfeite Alho fatiado e frito bem seco Páprica doce Azeite Sal e pimenta à gosto Manteiga de garrafa derretida na hora Modo de Preparo

Moqueca:

Produzir uma moqueca bem característica da região com peixe branco, é importante que leve pimentão e coentro na receita. Retirar todas a espinhas, escamas, peles de peixe e peles de legumes, etc. Passar no liquidificador, coar até conseguir um bom caldo grosso da moqueca e todos seus sabores. Misturar manualmente o purê de feijão branco e o caldo da moqueca, acrescentando azeite de oliva, delicadamente, obtendo a consistência de um purê leve. Cavaca:

Abrir o crustáceo pela barriga e retirar a carne procurando que saia inteira, bem como procurar que a carcaça fique em perfeitas condições, inclusive com cabeça. Cozinhar a carcaça levemente para adquirir cor. Com um pouco de azeite grelhar a carne da cavaca com alho picado.  Montagem do prato:

Rechear a carcaça da cavaca com a mistura de feijão e moqueca deixando um pouco do lado de fora. Em paralelo, no prato, colocar a carne da cavaca refogada ou grelhada. Com dossador ou  bem arrumado colocar uma xícara de chá do feijão verde. Aquecer a manteiga e derreter encima do preparo. Pulverizar com a páprica doce e colocar umas folhas de coentro. Feijões:

Feijão verde: oito porções

1/2k de feijão verde 1 litro de água 2 folhas de louro 50 ml de azeite de oliva Sal a gosto  Cozimento:

Coloque todos os ingredientes em uma panela de 3litros. Deixe ferver por 20 minutos ou até que o feijão fique macio, ficar atento para o feijão não passar do ponto, pois cozinha rapidamente. Deixe esfriar, retire da água e reserve. Obs. Os grãos devem ficar inteiros, por tanto seria interessante deixá-los um pouco crus. Feijão branco:

1/2k de feijão manteiga (típico da região)

2 litros de água

2 folhas de louro

50 ml de azeite de oliva

Sal a gosto

Cozimento:  

Coloque todos os ingredientes em uma panela de 3litros. Deixe ferver até que o feijão fique bem macio, deixe esfriar, retire da água e num liquidificador bata até transformar o feijão num purê bem liquefeito. Obs. Neste caso, diferente do feijão verde, é importante cozinhar até passar.

veja também