Moreninho bom

Moreninho bom

Atualizado: Segunda-feira, 29 Novembro de 2010 as 10:39

Sou uma aficionada por livros de gastronomia. Esse foi um dos motivos que me levou a escrever o "Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas", além da paixão pelo café e pela escrita, claro. Na semana passada, ganhei um que já entrou para os meus preferidos de receitas. Não é nada pretensioso, não tem receitas muito elaboradas, difíceis, com ingredientes raros e técnicas avançadas. É o "Minibolos para Lanches" (Ed. Boccato), da série Cook Lovers, pequenos livros de receitas que vêm em um kit com utensílios de gastronomia. Esse, dos minibolos, é composto pelo livro mais três forminhas de bolo feitas de silicone. Uma graça.

Logo me animei para testar alguma receita com o meu filho que, com 4 anos, já descobriu o prazer de transformar um monte de pós, líquidos e pedaços de ingredientes em delícias de todos os tipos. Minha sobrinha, de 5 anos, também participou da brincadeira. Foi bem divertido.

Escolhemos uma opção que, pela foto, parecia uma guloseima daquelas: o Bolo Moreno. E realmente é. Um pequeno bolo de café com cobertura de chocolate fácil de fazer, macio e muito gostoso. Sucesso total entre os pequenos e os grandinhos.

Uma dica: siga a receita à risca e não troque a farinha com fermento por farinha sem fermento + fermento. Em um segundo teste, fiz essa troca um pouco de olho e o bolo não cresceu tanto. Tirando isso, ficou igualmente bom. Espero que aproveitem!

Bolo moreno

Rendimento: 3 porções

Ingredientes

Massa

1/4 de xícara (chá) de margarina com sal (45 g) 1/3 de xícara (chá) de açúcar mascavo (42 g) 1 gema média 1/4 de xícara (chá) de café coado bem forte (50 ml) 1/2 colher (chá) de essência de baunilha (1 g) 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo com fermento (50 g)

Cobertura

150g de chocolate ao leite 1/4 de xícara (chá) de creme de leite (50 ml)

Modo de preparo

Massa

Unte as formas com margarina, enfarinhe e reserve. Bata, na batedeira, a margarina, o açúcar mascavo e a gema até obter um creme leve. Adicione o café, a essência de baunilha e a farinha de trigo com fermento e continue batendo até misturar tudo. Passe a mistura para as formas e leve ao forno em temperatura média (200ºC) por cerca de 30 minutos. Retire e desenforme.

Cobertura

Pique o chocolate e derreta-o em banho-maria. Junte o creme de leite e misture bem. Espere esfriar e cubra os bolinhos com essa cobertura. Decore com cerejas ou pedaços de outras frutas.

veja também