Natal! Tudo muito gostoso... e calórico!

Natal! Tudo muito gostoso... e calórico!

Atualizado: Quarta-feira, 22 Dezembro de 2010 as 11:35

Comece o dia 24 de dezembro se alimentando muito bem. Não pule nenhuma refeição. Se possível, faça uma caminhada pela manhã e durma um pouquinho à tarde para estar inteiro e bem disposto para a festa. Beba bastante água e evite bebidas alcoólicas durante o dia. Jante por volta das 19-20h. Isso mesmo, não fique com o estômago vazio até a hora da ceia, pois você não resistirá aos salgadinhos e poderá comer muito, antes mesmo de começar o bom da festa.

Panetone é realmente muito calórico, mas nem por isso devemos tirá-lo do nosso cardápio. Por exemplo, no nosso café da manhã, podemos substituir o pão francês com margarina por uma fatia de panetone. Existe também a opção do panetone light, mas isso não é garantia para comer mais, e sim para comer a mesma quantidade com menos calorias.

Lombo, chester e peru são carnes bem magras e deixam as ceias mais leves. As carnes mais tradicionais, como o pernil, também podem fazer parte desse cardápio, o que não podemos é exagerar nas porções. Se houver mais que uma opção de carne, escolha aquela que você mais gosta.

As bebidas alcoólicas em geral são um capítulo à parte. Cada grama de álcool fornece 7 calorias, enquanto os carboidratos e proteínas fornecem 4. Além disso, consumindo um aperitivo alcoólico, nós apuramos o paladar e comemos mais. Muitos dizem sentir mais fome quando bebem. Se pensarmos apenas no valor calórico, a cerveja é a mais indicada, mas aí está o grande engano, pois, em geral, bebemos muito mais volume e calorias quando consumimos fermentados como a cerveja em relação às bebidas destiladas. Muito cuidado com os coquetéis, pois eles utilizam ingredientes muito calóricos como açúcar e leite condensado além da bebida alcoólica.

Tâmaras, damascos, castanhas e nozes são muito calóricos também. Uma dica é utilizá-los na preparação de outros alimentos. Salpicão com nozes, lombo com damasco, arroz com amêndoas... Dessa forma mantemos a tradição sem um consumo calórico tão alto

Sobremesa, em geral, não deixam por menos, principalmente as que utilizam leite condensado e/ou creme de leite na sua composição. As gelatinas podem ser utilizadas como alternativa, e existem formas muito criativas de prepará-las, agregando-lhes sabor e sofisticação. Podemos, também, servir um banquete de frutas ou utilizá-las como base de algumas preparações com sorveres e iogurtes.

Divirta-se. Abrace quem você ama, pois isso também alimenta!

veja também