No dia da pizza, conheça os dez segredos da receita tradicional

No dia da pizza, conheça os dez segredos da receita tradicional

Atualizado: Sexta-feira, 10 Julho de 2009 as 12

Todo dia 10 de julho, São Paulo rende uma homenagem a um de seus pratos mais tradicionais: a deliciosa pizza. Uma massa levemente crocante e muito bem recheada é companhia perfeita para muitas ocasiões: festas de improviso, jantar a dois, refeições rápidas...

Hoje em dia, os recheios também se adaptam a todos os paladares. A de abobrinha com mussarela de búfala lidera os pedidos de quem deseja emagrecer. Os privilegiados que não ligam tanto assim para o peso amam a de calabresa. E os mais tradicionais não abrem mão da sua margheritta.

Todos os sabores, no entanto, reúnem dez características em comum, que garantem o sucesso do prato. "Elas valem para todas as pizzas aqui do Bráz", afirma Vinicius Casella Abramides que, a seguir, revela o segredo de uma das pizzas mais premiadas da cidade.

1. A massa

A velha fórmula da pizza, sem dúvida, ainda reúne o maior nível de aprovação. Assada em forno à lenha, de espessura média e ligeiramente crocante. Na Bráz, cada pizza é confeccionada com exatos 450 g de massa e possui 35 cm de diâmetro.

2. A borda

A borda com recheio de queijo de tipo catupiry agrada muita gente. Mas a receita tradicional, servida na Bráz, pede o chamado cornicione, uma borda grossa e airada.

3. O molho

O molho de tomate é o ingrediente fundamental da pizza. Bem encorpado, feito com tomates bem maduros e de gosto suave, forma o complemento perfeito para o recheio.

4. O recheio

A massa é versátil e aceita os mais variados: queijos, embutidos, hortaliças. Há até quem não dispense os recheios doces. Na Bráz, valorizamos ainda folhas e legumes frescos ou marinados em alho e óleo de oliva, ervas e especiarias que pontuam a degustação , afirma Vinicius.

5. As quantidades

A pizza paulistana, se comparada à italiana, é mais rica, ostenta coberturas com mais tomate, mais queijo e mais outros ingredientes.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também