O alimento que previne a osteoporose

O alimento que previne a osteoporose

Atualizado: Quinta-feira, 25 Novembro de 2010 as 11:03

Devido ao alto teor de fósforo e cálcio na composição, o cupuaçu ajuda a prevenir a osteoporose, além de ser aliado para quem pratica exercícios físicos, pois contém carboidratos e proteína, que auxiliam na liberação de energia e no desenvolvimento dos músculos. Já o limão possui propriedades diuréticas, adstringente e conta com quantidades respeitáveis de vitamina C, que auxilia no combate à gripe, resfriado e inflamações cutâneas.

Tire proveito dessa dupla do bem e faça um bolo de cupuaçu e limão:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 pitada de sal 4 ovos 4 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol 1 xícara (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de polpa de cupuaçu congelada 1 colher (sopa) de raspas de casca de limão

Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Em uma tigela peneire a farinha com o fermento e o sal. Reserve. Separe as gemas das claras. Coloque as claras na tigela da batedeira e bata até obter picos firmes. Transfira as claras para outra tigela e reserve. Coloque na mesma tigela as gemas, o azeite (reserve 3 colheres das de chá) e o açúcar. Bata até obter um creme. Sem parar de bater, acrescente, aos poucos, os ingredientes secos peneirados alternando com a polpa de cupuaçu. Incorpore as raspas de limão e as claras em neve. Mexa delicadamente até a massa ficar homogênea. Unte com o azeite reservado uma assadeira e enfarinhe. Despeje a massa e leve ao forno por 30 minutos ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. Retire do forno, desenforme ainda morno, corte em pedaços e enfeite, se desejar, com casca de limão.

veja também