O Bolo fácil de laranja

O Bolo fácil de laranja

Atualizado: Quarta-feira, 21 Dezembro de 2011 as 9:29

INGREDIENTES

1 laranja com casca (de preferência orgânica), cortada em quatro pedaços, sem o miolo e as sementes 1 xícara de (chá) açúcar 100 g de manteiga derretida fria 2 ovos em temperatura ambiente 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó

Para a calda

1 xícara (chá) de suco de laranja espremida na hora 1/3 de xícara de açúcar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180ºC (moderado). Unte com manteiga uma fôrma de abrir de 18 cm de diâmetro e forre o fundo e as laterais com papel-manteiga. Reserve. Na vasilha do processador, misture a laranja, o açúcar, a manteiga e os ovos e bata até a laranja ficar bem picada. Junte a farinha e o fermento e bata somente para misturar. Espalhe a massa na fôrma preparada e alise a superfície com as costas de uma colher.  Leve para assar por 1 hora ou até que enfiando um palito no meio, ele saia limpo. Retire do forno e deixe amornar antes de desenformar. 

Para a calda 

Em uma panela, misture os ingredientes e leve ao fogo baixo, até dissolver o açúcar. Aumente o fogo e deixe ferver. Abaixe para médio e cozinhe, sem mexer, por 5 minutos ou até calda engrossar ligeiramente. Sirva o bolo em temperatura ambiente com colheradas da calda. 

veja também