O delicioso Bolo Brigadeiro

O delicioso Bolo Brigadeiro

Atualizado: Terça-feira, 29 Novembro de 2011 as 11:24

Ingredientes

Massa

6 Ovos 1 xícara de açúcar 1 1/2 xícara de chá de leite 2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada com 200 gramas de chocolate em pó 100 gramas de manteiga 1 pitada de sal 1 colher de chá bicarbonato de sódio 1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio

400 gramas de Chocolate ao leite (ou duas barras de 170 gramas) 3 potes de sobremesa de chocolate Danette

Cobertura

2 latas de lata de leite condensado 2 1/2 colheres de sopa de manteiga 1 40 ml de leite 8 á 10 colheres de sopa de CHOCOLATE em pó 100 ml de creme de leite

Opcionais para Enfeitar

200 gramas de chocolate 300 gramas de granulado papel manteiga

Modo de preparo

Primeiro de tudo unte a forma e se não for forma de aro removível coloque papel manteiga na forma.

Este bolo rende um forma média.

Separe as gemas das claras. Reserve na geladeira as claras.

Bata o açúcar com a manteiga até esbranquiçar, uns 8 á 10 minutos na batedeira. Adicione as gemas uma a uma e bata muito. Vai formar um creme fofo. Adicione á esse creme o leite e aos poucos e bata. Vai espumar o creme e nesse ponto adicione a farinha misturada ao chocolate. Bata na velocidade média até misturar e passe ( nesse ponto misturar a massa com uma colher (pão-duro).Reserve. Bata as claras em neve bem fofa e após isso quando estiver bem firme adicione as CLARAS EM NEVE na massa e não ao contrário. Aos poucos incorpore as claras a massa.Adicione o bicarbonato (ajuda a reforçar a cor do chocolate) e o fermento. Misture levemente coloque na forma e no forno quente (previamente ligado)...até assar e isso depende de cada forno.

O segredo do bolo é bater bem em cada uma das etapas.

Passamos para cobertura.

Misture tudo menos o creme de leite até consistência de brigadeiro. Estamos fazendo o famoso brigadeiro. Não deixe de misturar para não formar grumos.

Quando esfriar, reserve 1/5 (para fazer os brigadeiros que vai em cima do bolo ) e no restante adicione o creme de leite misture e leve a geladeira.

Recheio

Derreta o chocolate em banho maria e adicione as sobremesas de chocolate.

Enfeites

Derreta o chocolate em banho maria, misture para dar brilho e coloque num saco plástico virgem. Faça um pequeno furo e em cima do papel manteiga vá fazendo vai e vem (não muito fino) para formar as placas de chocolate. Leve a geladeira coberto.

Se não tiver a forma de aro removível Receio bolo na forma que assou ele coberta com filme plástico.Desenforme, corte a coloque a metade na forma, regue com mistura de 1 por 1 de leite leite condensado e chocolate em pó. Recheie fartamente e coloque a segunda metade. Regue com a mistura e cubra com filme plastico excedente. Leve a geladeira. Firmado o bolo cubra com a cobertura de brigadeiro mole e coloque as placas de choco do lado ou polvilhe muito granulado. Com o restante do brigadeiro reservado antes da adição do creme de leite, faça os brigadeiros e coloque em cima do bolo.

Foto enviada por erutan_erutan_2011

veja também