O Espaguete à bolonhesa

O Espaguete à bolonhesa

Atualizado: Sexta-feira, 18 Novembro de 2011 as 9:13

Ingredientes:

 1 pacote de 500 gr de espaguete (de preferência de grano duro)  4 litros de água fervente   Sal  350 gramas de carne moída  1 kg de polpa de tomate (escolha uma marca de boa qualidade, que não seja líquida demais)  ½ xícara de salsinha picada  ½ colher (sopa) de alho picado  1cebola picada  1 colher (sopa) de açúcar  Sal e pimenta-do-reino a gosto  3 colheres de sopa de azeite  Parmesão ralado a gosto

Modo de preparo:

Molho:

- Aqueça o azeite e refogue a carne moída, amassando com um garfo para que a carne fique soltinha, sem formar grumos. Deixe cozinhar até que fique marronzinha.

- Quando estiver quase seca (durante o cozimento a carne tende a soltar água), acrescente a cebola, mexendo por alguns instantes até que ela esteja amolecida. Depois, adicione o alho e mexa novamente. - Desligue o fogo, coloque a salsinha, acerte o sal e acrescente a pimenta-do-reino, mexendo bem. Atenção: a salsinha só deve ser adicionada À carne depois de desligado o fogo. Caso contrário, ela perde o sabor e queima muito rapidamente.

- Acrescente a polpa de tomate e o açúcar à panela. Mexa e volte ao fogo até ferver.

- Reduza para fogo brando e deixe cozinhar, com a panela tampada, por aproximadamente 20 minutos, ou até que o molho de tomate tenha mudado de cor (à medida que cozinha, ele tende a ficar mais escuro).

-  Acerte o sal e a pimenta novamente e reserve, mantendo a panela tampada para não evaporar muito liquido, evitando que o molho fique ressecado. - Caso o molho fique ressecado para o seu gosto, adicione um pouquinho de água e volte a acertar o sal e a pimenta. Reserve o molho. Massa:

- Coloque a água em uma panela e acrescente sal a gusto. Ferva. 

- Coloque o espaguete e cozinhe até ficar al dente. Escorra a água sem passar por água fria para não interromper o cozimento.

- Coloque metade da massa em um recipiente e cubra com metade do molho, polvilhando um pouco de parmesão ralado por cima. Repita a operação com uma segunda camada de massa e molho.

- Enfeite com folhinhas de manjericão, se quiser, e sirva imediatamente. * Al dente – expressão de origem italiana, usada para designar o grau de cozimento de massas e legumes como semi-rijo, oferecendo leve resistência ao trincar. O ponto al dente garante que os nutrientes do alimento mantenham-se preservados, propiciando também uma fácil digestão ao organismo.

veja também