O melhor da cozinha italiana é desvendado em atelier culinário

O melhor da cozinha italiana é desvendado em atelier culinário

Atualizado: Terça-feira, 14 Julho de 2009 as 12

Conforme recomendam os italianos, a melhor forma de extrair todo o prazer possível de uma boa mesa é apreciar com os olhos, com o nariz e com a boca, inteirando-se do prato já a partir do seu visual até o instante final de saboreá-lo. Será que esta aí o segredo da cozinha italiana, uma das gastronomias mais conhecidas e apreciadas do mundo?

O jeito italiano de cozinhar se desenvolveu ao longo dos séculos e sempre se manteve bem diferente das outras cozinhas européias. A culinária italiana que conhecemos hoje não é verdadeiramente italiana, e sim o resultado da evolução de séculos de mudanças sociais e políticas.

Suas raízes encontram-se no século IV na Idade Média e mostram a influência dos árabes e normandos, que levaram os primeiros chefs notáveis à região da Itália. Essas influências ajudaram a moldar o que hoje se conhece como culinária italiana, adicionando itens como: batatas, tomates, pimenta e milho. E, em todas as alternativas, um item em comum e indispensável: o azeite de oliva.

Para ensinar os segredos e dar boas dicas sobre a gastronomia napolitana, o Cida Gomes Atelier Culinário preparou para os dias 15, 22 e 29 de julho (quartas-feiras), às 19h, o curso "Massas e o Melhor da Cozinha Italiana".

Com um investimento de R$ 170, os alunos vão aprender receitas como: tomates à Siciliana; espaquete à carbonara; raviollis della baita; penne ao molho Alfredo; conchiglione de cogumelos ao molho bolonhesa; berinjela recheada; sardella; salada ao vinagrete italiano e saltimbocca Alla romana.

Quem ministra os cursos é a professora de culinária Cida Gomes, formada pelo Senac como cozinheira profissional. Além disso, Cida é também Personal Chef, consultora em gastronomia e proprietária e chef de Cozinha do Cida Gomes Atelier Culinário.

O Cida Gomes Atelier Culinário fica na Rua do Ouro, 696 - Serra, em Belo Horizonte (MG). As inscrições serão aceitas mediante pagamento antecipado de 50% (cinqüenta) do valor do curso. O Atelier conta com segurança nas aulas da noite para vigiar os carros e acompanhar os alunos até seus veículos e oferece descontos aos filiados a FENCOM (Federação Nacional das Cooperativas Médicas), SINDI-MP (Sindicato dos Promotores e Procuradores de Justiça do Estado de Minas Gerais), UNAFISCO-MG (União Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal), Clube de Assinantes do Jornal Estado de Minas, Clube de Assinantes do Jornal o Tempo e Rede Fideliza. O Atelier ainda oferece desconto para associados e funcionários da AMMG (Associação Medica de Minas Gerais), exceto para os cursos ministrados por chefes convidados.

Serviço:

Curso "Massas e o Melhor da Cozinha Italiana"

Data: 15, 22 e 29 julho (quartas-feiras) // Horário: 19h

Valor: R$ 170

Local: Cida Gomes Atelier Culinário - Rua do Ouro, 696 Serra – BH/MG

Contatos: (31) 3086-2182  

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também