O ovo em nossa alimentação

O ovo em nossa alimentação

Atualizado: Segunda-feira, 3 Novembro de 2008 as 12

Os ovos são fundamentais na alimentação, entretanto, há muitas dúvidas sobre eles. Aprenda mais sobre esse alimento observando as dicas abaixo.

Como Saber se Eles São Fresquinho?

Coloque o ovo contra a luz. Se ele parecer denso e escuro por igual, é fresco. Mas se tiver uma parte que parece oca, é porque não é fresco.

  Coloque o ovo num copo com água e sal. Se ficar parado no fundo, é fresco. Se ficar no meio, é mais ou menos fresco. Mas se ele boiar, jogue fora: é um ovo velho.

  Quebre o ovo num prato. Ele é fresco se a gema estiver bem no centro e coberta por uma clara espessa. Ele não é fresco se a gema estiver espalhada e a clara parecer aguada. Veja bem: Evite também os ovos com casca lustrosa ou muito suja (a porosidade da casca absorve a sujeira) e os com casca rachada.

O  que há no OVO

A casca é composta de minúsculas partículas de carbono de cálcio. A clara tem 90% de água e 10% de proteínas. A gema tem água ( 50%), proteínas

( 16,6%), gorduras ( 31,6%) e sais minerais ( 1,8%).

Valor Nutritivo

O ovo é um dos alimentos de maior valor nutritivo, principalmente pelas proteínas que contém. Estas proteínas são perfeitamente assimiláveis pelo organismo humano e fornecem, junto com as vitaminas e os sais minerais da gema, todos os nutrientes que o corpo precisa para estimular o crescimento e regenerar os tecidos. Como é muito rico em ferro e fósforo, o ovo é recomendado nos casos de anemia e nos períodos de convalescença. As crianças, se não manifestarem reações alérgicas, podem começar a consumi-lo no terceiro mês de vida. Os adultos podem comer 1 ou 2 ovos por dia. O ovo só não é recomendado em casos de arteriosclerose ou para pessoas com problemas hepáticos, devido ao alto nível de colesterol que apresenta ( 275 mg).

O valor nutritivo do ovo não se altera com o cozimento, porque suas proteínas, quando expostas ao calor, em vez de se dispersarem, se coagulam.

Tudo o que Há em 100g de OVO (= 2 ovos)

163 calorias

1.180 unidades de vitamina A

12,9 g de proteínas

0,11 mg de vitamina B1

11,5 g de gorduras

0,30 mg de vitamina B2

54 mg de cálcio

0,1 mg de vitamina PP

205 mg de fósforo

2,3 mg de ferro

122 mg de sódio

129 mg de potássio

Contém, ainda, em quantidades menores, vitaminas B6, B12 e D.  

veja também