O refogado básico de carne moída

O refogado básico de carne moída

Atualizado: Terça-feira, 8 Novembro de 2011 as 9:42

Ingredientes

2 colheres (sopa) de óleo 1/2 kg de carne moída 1/2 xícara (chá) de cebola picada fino 2 dentes de alho picados Sal e pimenta-do-reino 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado

Modo de preparo

Aqueça o óleo numa panela ou frigideira funda e junte a carne moída, mexendo com uma colher de pau para desmanchá-la bem. Deixe refogar por cerca de 10 minutos em fogo alto, mexendo frequentemente para evitar que forme grumos. Quando a carne secar e começar a ficar dourada, adicione a cebola, o alho e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe no fogo por mais 5 minutos, mexendo levemente. Junte o cheiro-verde, misture bem e tire do fogo.

Variações

Adicione legumes picados a gosto, como mandioquinha, cenoura, batata, verduras etc. e mantenha no fogo por mais alguns minutos, até que esses ingredientes estejam no ponto de cozimento desejado. Se escolher quiabos, lave-os ainda inteiros e coloque-os para descansar por 20 minutos numa tigela com água e suco de limão. Depois escorra, seque num guardanapo e corte-os como desejar. Acrescente à panela, tampe-a e deixe cozinhar sem mexer, para que fique sequinho.

veja também