O Sorvete saudável

O Sorvete saudável

Atualizado: Terça-feira, 20 Setembro de 2011 as 8:57

Este sorvete de iogurte tem o exótico sabor da água de rosas e do creme de cassis, e menos açúcar que os sorvetes de iogurte comercializados. Sirva sozinho ou como sundae, com frutas frescas e folhas de hortelã.

Ingredientes

500 g de framboesas

4 colheres de sopa de geleia de framboesas sem sementes

2 colheres de sopa de água de rosas

2 colheres de sopa de creme de cassis (opcional)

500 g de iogurte natural de consistência firme

3 colheres de sopa de açúcar cristal, ou a gosto

Para decorar (opcional)

framboesas

folhas frescas de hortelã

Porções: 8

Preparo: 15-20 minutos, mais tempo de congelamento (variando de acordo com o método utilizado)

Modo de fazer:

1 - Coloque as framboesas numa panela e junte a geleia de framboesas. Aqueça em fogo baixo por 5 minutos ou até as frutas ficarem macias, mexendo de vez em quando.

2 - Passe as framboesas e o suco por uma peneira; descarte as sementes. Junte a água de rosas e o creme de cassis. Bata com o iogurte até obter uma mistura uniforme. Prove a mistura e adoce com açúcar cristal.

3 - Coloque numa sorveteira e congele de acordo com as instruções do fabricante. Quando a mistura estiver cremosa e quase congelada, coloque-a num pote para ir ao freezer. Congele por pelo menos 1 hora. Se não estiver usando uma sorveteira, coloque a mistura num pote para ir ao freezer e congele por 1 hora ou até que esteja congelado nas bordas. Bata até obter uma mistura uniforme, em seguida coloque de volta a mistura no freezer. Congele por 30 minutos, e depois bata a mistura novamente. Repita essa operação por mais algumas vezes até que a mistura obtenha uma consistência uniforme, e deixe congelar por pelo menos 1 hora.

4 - Se o sorvete ficar no freezer por mais de 1 hora, transfira-o para a geladeira 20 minutos antes de servir, para que amoleça um pouco. Decore com framboesas e folhas de hortelã, se desejar.

veja também