Ovo possui substância fundamental para gestantes

Ovo possui substância fundamental para gestantes

Atualizado: Segunda-feira, 3 Novembro de 2008 as 12

O ovo é considerado uma das principais fontes de ácido fólico, o qual é uma vitamina B. Toda mulher, antes da concepção e durante o primeiro trimestre da gravidez, pode prevenir a ocorrência de defeitos no tubo neural, lábio leporino e fissura palatina (céu da boca aberto), com uma dieta rica em ácido fólico. Este micronutriente também é encontrado em vegetais folhosos escuros, gérmen de trigo, fígado e peixe.

Os defeitos de tubo neural são defeitos que ocorrem quando o tubo neural do embrião não se fecha adequadamente para formar a medula espinhal e o cérebro. Quando o tubo neural não está corretamente fechado no extremo superior, o resultado é anencefalia(sem cérebro) e morte certa em poucos dias; se o tubo neural está incorretamente fechado no extremo inferior, resulta em espinha bífida(espinha aberta), que é paralisia da parte inferior do corpo e perda do controle das funções intestinais e da bexiga.

Todas as vitaminas e minerais são importantes durante a gestação, mas alguns nutrientes em quantidades diárias específicas contribuem diretamente para o desenvolvimento do feto e da saúde da mãe.

veja também