Pães com sabores viram protagonistas do lanche. Aprenda a fazer

Pães com sabores viram protagonistas do lanche. Aprenda a fazer

Atualizado: Quarta-feira, 20 Outubro de 2010 as 12:29

Se você não dispensa um pãozinho na hora do lanche, aposte naqueles feitos com ingredientes diversos, como calabresa, presunto, queijo, ou até mesmo nozes, figos e lavanda. Além de saborosos, eles incrementam a refeição.

"Com cuidado, criatividade e intuição culinária, é possível fazer pão com qualquer ingrediente. O segredo do sucesso está sempre no equilíbrio da receita", diz a chef Maria Fernanda Chueiri, do Mesa da Nena.

Dicas para adaptar receitas

Na hora de adaptar o pão, leve em consideração as características do ingrediente que está acrescentando. "Quando adicionarmos algo, é importante ver se precisamos retirar parte dos ingredientes da receita base. Se fizermos uma receita com azeitonas, ou conservas de um modo geral, deve-se retirar um pouco da quantidade de sal da receita base, pois além de desagradar o paladar, não deixará o pão tão fofo, já que o sal mata a ação do fermento".

Isso vale também para os líquidos. "No caso de ingredientes úmidos, como leite e cerveja, temos que observar a quantidade de água da receita padrão. Caso contrário, a massa exigirá mais farinha e o resultado não será perfeito", conclui Maria Fernanda.

O padeiro Rafael Rosa, da Padaria Artesanal Orgânica, dá outra dica: a ordem dos ingredientes numa receita faz a diferença. "O segredo é adicionar os ingredientes na farinha de trigo antes de colocar a água, pois eles vão ser distribuídos uniformemente na massa".

Pão de nozes com figo

Ingredientes

400g de farinha de trigo branca 100g de farinha de trigo integral 50g de nozes picada 50g de figo seco picado 8g de sal marinho 2g de fermento biológico seco 350g de água filtrada

Modo de preparo

Coloque as farinhas de trigo, nozes, figo seco, fermento e sal em uma bacia. Adicione a água e misture até obter uma massa homogênea. Caso necessario, adicione mais água. A massa vai ficar bem mole. Coloque-a em um recipiente e cubra com um filme plástico. Deixe descansar por 3 horas em temperatura ambiente. Tampe o recipiente e coloque na geladeira por 10 horas.

Coloque um pouco de farinha na mesa de trabalho e despeje a massa em cima. Dobre a massa ao meio 2 vezes. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por mais 30 minutos. Durante este periodo de descanso da massa, pegue uma panela de ferro ou de vidro com tampa e coloque-a no forno em uma temperatura de 230ºC. Após 30 minutos, forme uma bola com a massa, retire a panela com cuidado do forno (use luvas), coloque um pouco de farinha no fundo da panela e coloque a massa dentro. Faça um corte com uma gilete na massa e balance a panela para que a massa fique centralizada.

Tampe a panela e coloque no forno. Deixe assar por 30 minutos. Retire a tampa da panela e asse por mais 20 minutos, até que o pão esteja com uma cor bem morena. Deixe esfriar em uma grelha.

veja também