Panetone possui muito açucar até adoçante sem informação adequada ao consumidor

Panetone possui muito açucar até adoçante sem informação adequada ao consumidor

Atualizado: Segunda-feira, 8 Dezembro de 2008 as 12

A Pro Teste Associação de Consumidores divulga em seu site (www.proteste.org.br) um teste de 14 panetones em embalagens de 500 ou 400 gramas (Bauduco, Cacau Show, Carrefour, Casa Suiça, Di Lucca,Wal Mart, Kopenhagen, Laura, Pullman, Qualitá, Santa Edwiges, Tommy, Village e Visconti)No geral eles foram bem avaliados. Mas em relação a qualidade nutricional dos produtos a conclusão é que devem ser consumidos com moderação e esporadicamente.

Ao ingerir uma fatia de panetone (de qualquer uma das marcas testadas), por exemplo, se estará consumindo, em média, três vezes mais do valor de açúcar recomendado para um lanche. É bom lembrar que o consumo excessivo de açúcar está associado ao risco de doenças como obesidade, cáries e agravamento de doenças crônicas.

Foi identificada a presença de adoçante sem informação destacada na rotulagem. Quatro marcas apresentam sacarina sódica: Di Lucca, Wal-Mart, Laura e Santa Edwiges. Não é aconselhável o uso deste tipo de substância por crianças e gestantes, conforme estudos científicos. O consumidor só saberá que está ingerindo edulcorantes lendo a lista de ingredientes.

O valor calórico dos panetones está no limite do recomendado para uma dieta saudável, mas a qualidade dos nutrientes deixa muito a desejar. Por isso, você deve consumir o produto moderadamente. Apenas uma fatia pequena de panetone (80g), por exemplo, contém 271 Kcal. Esse valor é quase o total indicado para o lanche da tarde de um adulto saudável, que deve ter 300 Kcal.

As análises envolveram a rotulagem para verificar a qualidade e veracidade das informações. Nos exames laboratoriais foram avaliados na parte físico-química: valor energético, carboidratos, açúcar total, proteínas, gordura (total, saturada e trans), fibra alimentar, colesterol e relação da quantidade fruta/massa.

Na parte de microbiologia foram examinados se havia: mesófilos, bolores e leveduras, coliformes totais e fecais e salmonela. E os exames de macro e microscopia apuraram se havia fragmentos de insetos, larvas de insetos e pêlos de roedores, além da análise sensorial feita por um painel de degustadores.

veja também