Pão de Linguiça

Pão de Linguiça

Atualizado: Quinta-feira, 14 Janeiro de 2010 as 12

Convidado: Chef Roberto Ravioli

Ingredientes

1kg de farinha de trigo 50g de fermento fresco 1 colher de chá e sal 1 colher de chá de açúcar 400ml de água morna 1 ovo orégano Recheio:

1,200 kg de linguiça calabresa defumada e moída

20 fatias de queijo mussarela

100g de manteiga sem sal

Modo de Preparo

Em uma tigela dilua o fermento em água, sal, açúcar e o azeite. Acrescente o ovo, misture bem. Coloque a farinha na base de trabalho, faça um buraco no centro, adicione a mistura do fermento. Junte a farinha aos poucos, misture bem até obter uma massa lisa. Ela deve ficar macia e pegajosa. Polvilhe a massa e as mãos com farinha de trigo e trabalhe de 5 a 7 minutos, abrindo e fechando a massa, até que fique macia e elástica. Forme uma bola e deixe 5 min descansando, para que dobre de tamanho. Cubra com pano úmido. Usando a batedeira deixe a mistura ater por, aproximadamente, 5 minutos ou até que fique lisa. Recheio: 1 - Divida a massa em duas partes iguais. 2 - Polvilhe a base de trabalho com a farinha de trigo. Abra a massa com 1cm de espessura com a ajuda de um rolo. 3 - Em cada massa espalhe por igual a linguila, cubra com mussarela e enrole como um rocambole, começando por uma das pontas. Junte uma massa na outra como uma trança, faça uma rosca, juntando a ponta. 4 - Unte uma assadeira redonda, de fundo falso, com parte da banha de porco. 5 - Coloque o pão, arrume de forma harmoniosa, arredondando bem na assadeira com certa pressão. 6 - Unte o pão com o restante da banha e leve ao forno por 45 minutos. Deixe esfriar por 10 minutos e tire da fôrma. Fôrma de fundo removível 25x7cm.

Recheio:

1 - Divida a massa em duas partes iguais.

2 - Polvilhe a base de trabalho com a farinha de trigo. Abra a massa com 1cm de espessura com a ajuda de um rolo.

3 - Em cada massa espalhe por igual a linguila, cubra com mussarela e enrole como um rocambole, começando por uma das pontas. Junte uma massa na outra como uma trança, faça uma rosca,

juntando a ponta.

4 - Unte uma assadeira redonda, de fundo falso, com parte da banha de porco.

5 - Coloque o pão, arrume de forma harmoniosa, arredondando bem na assadeira com certa pressão.

6 - Unte o pão com o restante da banha e leve ao forno por 45 minutos. Deixe esfriar por 10 minutos e tire da fôrma. Fôrma de fundo removível 25x7cm.

veja também