Pão queijo espinafre

Pão queijo espinafre

Atualizado: Quarta-feira, 31 Março de 2010 as 12

Estou aprendendo a brincar com fogo e queimar a comida de propósito. Comi duas coisas que não saem da minha memória gustativa e as duas eram quase carbonizadas: couve de bruxelas e espinafre.

As pontinhas pretas e sequinhas nos pratos que experimentei trouxeram um sabor novo, uma nova sensação. Assim como uma carne feita na frigideira não tem o mesmo gosto que uma carne grelhada no carvão. Aquela tostadinha na casca do pimentão prova isto.

Não preciso falar isto para você, mas vamos lá: o fogo é perigoso. Há o limite certo entre o queimado que dá sabor e o queimado que traz amargor. É com muito teste que se aprende a controlar a linha tênue que separa o queimado bom do queimado ruim.

E eu ando em busca do fogo bom.

Ingredientes:

- 1 minibaguete ou (2 pães franceses)

- 100g de queijo prato ralado

- 50g de queijo gruyère ralado

- 50ml de creme de leite

- 50ml de leite

- sal

- pimenta do reino (ou páprica picante)

- um punhado generoso de espinafre

- 1 dente de alho

- azeite (opcional)

Modo de preparo:

Em uma tigela, coloque o creme de leite e o leite e tempere com o sal e a pimenta (ou páprica). Incorpore os dois queijos ralados à mistura e reserve. Corte o pão formando um V na superfície e retire um pouco do miolo. Recheie o pão com a mistura de queijos e cubra com um punhado generoso de espinafre. Pode colocar bastante espinafre, pois ele murcha. Sobre o espinafre, rale um dente de alho e passe um fio de azeite. Em forno preaquecido na temperatura média, asse por cerca de 15 minutos, ou até que o espinafre fique deliciosamente queimado.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também