Pastel de Belém

Pastel de Belém

Atualizado: Quinta-feira, 27 Janeiro de 2011 as 12:03

Ingredientes:

Massa Folhada

2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo 1 ovo 1 colher (chá) de sal 1 colher (sopa) de margarina amolecida ½ xícara (chá) de água 400g de margarina em tabletes (especial para cozinhar)

Creme

1 ½ xícara (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de água 2 xícaras (chá) de leite 2 colheres (sopa) de amido de milho 8 gemas 1 colher (sopa) de essência de baunilha

Polvilhar

½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro Canela em pó a gosto

Modo de Preparo:

Comece a preparar a massa. Peneire a farinha de trigo e coloque-a em uma tigela larga. Faça um buraco no meio, despeje o ovo, a margarina amolecida, o sal e a água. Misture tudo e deixe descansar na geladeira por aproximadamente 30 minutos. Divida a margarina em quatro partes. Abra a massa em retângulo, espalhe uma das partes da margarina pela superfície, sem chegar nas beiradas. Dobre a massa em 3 e deixe descansar por 15 minutos. Volte a abrir a massa e repita esses passos por mais três vezes (até acabar os 4 tabletes de margarina). Deixe repousar por mais 30 minutos. Divida a massa em sete partes. Abra cada massa em retângulo, apare as beiradas e enrole como um rocambole (com aproximadamente 4 centímetros). Corte fatias de 2 centímetros de espessura e coloque-as em formas pequenas, moldando-as. Reserve. Faça então o creme. Misture o açúcar com a água em fogo baixo até ficar em ponto de fio grosso. Deixe esfriar um pouco antes de juntar ao leite misturado com o amido de milho e as gemas. Passe na peneira e coloque dentro das forminhas. Leve para assar em forno preaquecido em temperatura alta (200ºC) por aproximadamente 30 minutos ou até ficar corado e com bolinhas escuras. Retire do forno, polvilhe o açúcar de confeiteiro e a canela em pó.

veja também