Pâtissier francês ensina a fazer brownies muito simples

Pâtissier francês ensina a fazer brownies muito simples

Atualizado: Sexta-feira, 16 Abril de 2010 as 12

O pâtissier francês Jean-Paul Hévin preparou seu primeiro bolo aos 13 anos, para ajudar a mãe e agradar o pai. Hoje, 30 anos depois, ele comanda três confeitarias em Paris e outras oito no Japão.

O recém-lançado "Delícias de Chocolate" (Editora Senac São Paulo) fala sobre as técnicas ousadas do especialista, que mistura doces com queijos e pimentas, e ensina 45 de suas principais receitas --todas vêm acompanhadas de nível de dificuldade, rendimento e modo de preparo detalhado.

Além de contar a história do chocolate e falar das características do cacau, o livro mostra como executar bem cada uma das receitas. Trufas, madeleines, merengue, bombas, ovos de Páscoa e macarons fazem parte das delícias descritas por Hévin.

Abaixo, veja como preparar brownies, que podem ser servidos mornos, com sorvete de mel ou de lavanda.

Brownies

Rendimento : para 6 pessoas

Dificuldade : muito simples

Adoro saborear meus brownies mornos com sorvete de mel ou de lavanda, mas também com sorvete de chá verde maccha. Essa pequena pâtisserie despretenciosa, de origem americana, agrada tanto às crianças como aos adultos e se conserva durante vários dias em um recipiente hermeticamente fechado no refrigerador.

Ingredientes

190 g de manteiga fresca 100 g de chocolate derretido (70% de cacau) 130 g de açúcar mascavo 40 g de açúcar em pó 3 gemas de ovos ( 60 g) 45 g de farinha de confeiteiro 10 g de cacau em pó 3 claras de ovos (95 g) em neve, não muito firmes 80 g de nozes-pecãs em pedaços Um pouco de manteiga amolecida para untar a forma Modo de preparo

Preaquecer o forno a 190ºC. Misturar com o batedor a manteiga e o chocolate, depois os dois tipos de açúcares e as gemas. Acrescentar a farinha e o cacau. Incorporar as claras em neve em três etapas, em seguida acrescentar as nozes. Misturar ligeiramente. Untar uma forma baixa retangular ou quadrada. Assar em forno a 190ºC durante 35 minutos. Deixar esfriar antes de cortar. Deve ser saboreado morno. Se sobrar, o restante pode ser congelado.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também