Patroa investe no talento da cozinheira

Patroa investe no talento da cozinheira

Atualizado: Terça-feira, 12 Abril de 2011 as 9:19

Quando começou a trabalhar na casa de Eduardo dos Santos e Karla Teixeira, há cinco anos, Irene dos Santos recebeu aulas de uma personal chef contratada pela patroa para que aprendesse algumas técnicas de cozinha e, principalmente, ampliasse o repertório de receitas.

"Achei a experiência ótima, porque é legal aprender coisas diferentes", diz a baiana de Maitinga, há 25 anos vivendo em São Paulo. "Mas eu ainda pretendo fazer um curso mesmo."

Karla decidiu contratar aulas particulares para a cozinheira porque notou que ela tinha muito potencial. "Queríamos que aperfeiçoasse os conhecimentos que já tinha", conta a patroa.

Aos pratos que fazia desde criança, ensinados pela mãe, Irene acrescentou outras preparações que fazem sucesso com a patroa. "A Karla come de tudo. O seu Eduardo é mais complicado. A comida dele é arroz, batata e algo que seja frito ou assado. Cozido ele não gosta. O negócio dele é o básico. E também não gosta muito da ideia de experimentar. Um dia inventei de fazer suflê de chuchu e ele brincou: ‘Nossa, leva isso bem longe de mim’", conta, rindo, a cozinheira.

Dos pratos que saem da cozinha de Irene, esta musse de bacalhau com grão-de-bico é a preferida da patroa. "Faço com o bacalhau já dessalgado, então é rápido. Mas precisa desfiar bem as postas para a musse ficar com uma consistência leve, sem aqueles pedaços grandes no meio. E não uso molho pronto. Faço em casa, com tomate pelado."

Irene conta que também gosta de fazer feijoada e lasanha. E, apesar de adorar assar um bolo e tortas, quase não faz doce na casa dos patrões porque Karla evita. "Mas às vezes faço cheesecake e torta de maçã. Eles gostam bastante", diz.

Receita Musse de bacalhau com grão-de-bico por Irene Aparecida dos Santos

4 porçõesPreparo: 40 min   Médio

Ingredientes

3 colheres (sopa) de azeite

2 dentes de alho picados

1 cebola ralada

500g de bacalhau dessalgado e desfiado

2 colheres (sopa) de tomate pelado picado

1 xícara de grão-de-bico cozido

Cebolinha e pimenta-do-reino a gosto

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1 xícara de creme de leite fresco

1 ovo

Molho de tomate para finalizar

Preparo

Refogue o alho e a cebola no azeite. Acrescente o bacalhau, mexa bem e deixe cozinhar por 15 minutos. Ponha o tomate, o grão-de-bico, a cebolinha e pimenta-do-reino a gosto. Junte a farinha de trigo, o creme de leite e mexa bem rápido. Acrescente o ovo, misture bem e ponha em forminhas untadas com manteiga.

Leve ao forno preaquecido a 180°C por 20 minutos em banho-maria.

Desenforme, ponha um pouco de molho de tomate por cima e decore com grão-de-bico.    

veja também