Patrulha na cozinha

Patrulha na cozinha

Atualizado: Terça-feira, 23 Novembro de 2010 as 10:18

Ter uma alimentação equilibrada e de qualidade não se resume a consumir alimentos saudáveis, mas a saber prepará-los de forma adequada, escolhendo os ingredientes corretos e tomando muito cuidado com a higiene. A nutricionista Luana Stoduto preparou dicas para que você fique muito mais saudável e seus pratos, pra lá de saborosos.

1) Não utilize manteiga nem margarina para o preparo de nenhum alimento. Prefira os óleos, em pouca quantidade.

2) Para o cozimento, prefira óleo de soja, pois o azeite e o óleo de canola perdem suas propriedades benéficas ao serem aquecidos. Mas se você não for cozinhar o alimento, prefira, aí sim, o azeite.

3) Não faça preparações à milanesa ou de qualquer outro tipo que envolva imersão em gordura, pois, dessa forma, o prato fica altamente calórico, facilitando o depósito de gordura no organismo e o surgimento de problemas do coração.

4) Procure preparar os alimentos da seguinte forma: assados (no forno), grelhados (na frigideira ou na grelha, mas sem utilizar gordura), cozidos ou ensopados (com pouca quantidade de azeite ou de óleo).

5) Não coloque muito sal na comida. Para ela não ficar sem gosto, utilize bastante cebola, alho, tomate, ervas e diversos temperos naturais.

6) Evite usar caldo de carne ou de galinha para temperar a comida, uma vez que ele tem mais sal do que o próprio sal.

7) Deixe o prato bem colorido! A alimentação deve ser bem variada.

8) Não coloque carne, porco, linguiças e coisas do tipo no feijão. Tempere-o com alho, cebola e ervas em geral.

9) Nas receitas, não use creme de leite, maionese, queijos amarelos ou queijo parmesão. Substitua esses ingredientes pelos queijos brancos: minas curado, ricota, cottage ou iogurte natural desnatado.

10) Use à vontade ou conforme o paladar: vinagre, limão, pimenta, coentro, alho, cebola, louro, orégano, salsa, manjericão, manjerona, hortelã, alecrim, tomate, pimentão, erva doce, raiz forte, sálvia, tomilho, açafrão, alcaparra, páprica, noz moscada, baunilha, cravo e canela.

11) Lave sempre as mãos ao preparar os alimentos e mantenha as unhas aparadas e sem esmalte.

12) Prenda sempre os cabelos e não use bijuterias durante a preparação dos pratos. Não experimente a comida com as mãos ou com os dedos.

13) Não prove os alimentos com talheres que irão ser devolvidos à panela.

14) Não espirre, tussa, fale ou fume sobre os alimentos.

15) Nunca mexa na comida com ferimentos expostos. Use sempre um curativo!

veja também