Peixe leve para a Páscoa

Peixe leve para a Páscoa

Atualizado: Terça-feira, 30 Março de 2010 as 12

Comer peixe é uma das tradições mais saudáveis da Páscoa, desde que o prato seja bem preparado. Se você está fugindo de receitas gordurosas, experimente esta sugerida pela nutricionista Marcia Curzio.

Se você optar pelo linguado, cada 100 gramas tem em média 200 calorias. Se for abadejo, a mesma porção tem 240 calorias.

Ingredientes

800 gramas de filé de linguado ou de abadejo Dois terços de xícara de chá de cebolas cortadas em finas fatias Três colheres de sopa de azeite extra virgem Meia colher de chá de alho bem picado Uma lata de tomates pelados com seu suco Sal a gosto Duas colheres de sopa de alcaparras no vinagre, espremidas e picadas Duas colheres de chá de orégano fresco ou uma colher de chá do seco Chili picado a gosto ou pimenta-do-reino moída na hora Modo de Preparo

Aqueça o forno a 250ºC. Coloque a cebola e o azeite numa panela rasa e leve ao fogo médio, até que as cebolas comecem a dourar. Adicione o alho e quando este começar a tomar cor, acrescente os tomates pelados picados junto com o suco da lata e algumas pitadas de sal. Misture para incorporar os ingredientes. Cozinhe por cerca de 20 minutos (fogo médio). Adicione as alcaparras picadas, o orégano, o chilii e mexa por um minuto aumentando o fogo. Retire do fogo.

Lave os filés de peixe e enxugue com cuidado num papel-toalha. Coloque uma colher de sopa deste molho no fundo de uma forma refratária. Passe os filés de peixe na panela com o molho, virando-os de lado, e transporte para o recipiente refratário, colocando-os lado a lado.

Regue o molho restante sobre os peixes e asse no forno preaquecido por sete minutos. Sirva imediatamente.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também