Peixes de rios brasileiros têm gorduras benéficas

Peixes de rios brasileiros têm gorduras benéficas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

Peixes brasileiros de água doce são muito gordurosos, e, portanto, nada saudáveis. Certo? Errado.

Segundo o pequisador Rogério Souza de Jesus, do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), espécies como pintado (ou surubim, como é mais conhecido na região Norte), tucunaré, pacu e pirarucu são fontes de ômega 3. Esta gordura está associada ao combate do colesterol ruim e à prevenção do mal de Alzheimer.

Jesus, que publicou um estudo sobre o valor nutricional dos peixes brasileiros de água doce, explicou ao R7 que esses animais possuem, em geral, uma composição bastante parecida com a dos peixes marinhos tidos como nobres (como o salmão e o atum).

- O consumo regular de peixes de água doce é tão ou mais saudável que o consumo de peixes marinhos, pois os primeiros possuem a vantagem de não desenvolverem o odor de trimetilamina, que caracteriza o pescado marinho de um modo geral. Eles apresentam um aroma mais suave e agradável, de plantas aquáticas, quando frescos.

Aproveite a abundância de espécies e incremente o seu cardápio com uma receita de surubim recheado e dicas de especialista.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições