Peras Flambadas

Peras Flambadas

Atualizado: Quinta-feira, 1 Setembro de 2011 as 8:07

Flambar o conhaque faz seu álcool evaporar e deixa um delicioso sabor que complementa perfeitamente as laranjas e as peras.

Mesmo depois de cozidas, as peras asiáticas mantêm sua textura consistente, uma diferença sensível com relação aos outros tipos de peras.

Ingredientes:

2 peras asiáticas

Suco de 1/2 limão

3 laranjas

30 g de manteiga

3 colheres de sopa de açúcar mascavo

3 colheres de sopa de conhaque

2 colheres de sopa de pistaches picados

Ramos de hortelã para decorar

Porções: 4

Preparo: 15 minutos

Cozimento: 10 minutos

Modo de fazer:

1 - Descasque as peras, tirando os miolos e cortando-as em quatro partes. Corte-as em pedaços e respingue o suco de limão sobre elas para evitar que escureçam.

2 - Descasque as laranjas, removendo toda a parte branca. Corte-as horizontalmente em fatias uniformes.

3 - Derreta a manteiga numa frigideira. Acrescente o açúcar e mexa até dissolver. Coloque os pedaços de pera e cozinhe por 3 minutos de cada lado ou até ficarem macias mas ainda firmes. Adicione as fatias de laranja no último minuto de cozimento, virando-as para cobri-las com o suco na frigideira.

4 - Usando uma escumadeira, retire as peras e as laranjas e coloque-as num prato de servir raso, mantendo-o aquecido. Ferva o suco que restou na frigideira para reduzi-lo um pouco e, em seguida, derrame sobre as frutas. Coloque o conhaque na frigideira, aqueça e ateie cuidadosamente fogo. Despeje sobre as frutas.

5 - Sirva em pratos aquecidos, polvilhados com pistaches e decorados com ramos de hortelã.

veja também