Pescados: Nutrientes essenciais para a saúde e a beleza

Pescados: Nutrientes essenciais para a saúde e a beleza

Atualizado: Terça-feira, 2 Fevereiro de 2010 as 12

Não há dúvidas sobre os benefícios dos peixes para a saúde. A carne é leve, saborosa, nutritiva e o preço tem se tornado cada vez mais convidativo, facilitando que os brasileiros consumam mais o alimento. "O que nem todos sabem é que os pescados também influenciam na beleza da pele, dos cabelos e das unhas", afirma a nutricionista da Marcomar, Rosangela Monteiro.

Para crescerem fortes e saudáveis, as madeixas precisam de vitamina A e zinco, nutrientes que evitam o enfraquecimento dos fios e a queda. Por isso, os peixes não podem faltar, já que são ricos nas duas substâncias. Os frutos do mar, como as ostras, costumam ter grande quantidade de zinco. Já a vitamina A é encontrada em abundância no salmão.

A pele é o maior órgão do corpo humano e precisa de muitos cuidados. Uma alimentação saudável é essencial, pois acabamos refletindo os problemas do organismo na pele. Para uma tez aveludada e bonita, além de beber 2 litros de água e consumir alimentos com pouca gordura e muitas fibras, é importante comer fontes de vitaminas A, B, C e zinco, que atuam na renovação celular. "O famoso ômega 3, ácido graxo essencial que não é produzido pelo corpo, também é importante para uma pele renovada, e nisso os peixes são campeões, junto com as frutas oleaginosas", explica a nutricionista da Marcomar, uma das maiores importadoras e distribuidoras de pescados do país. Invista em salmão, atum, sardinha, nozes, castanhas e avelãs.

As unhas também precisam de nutrientes! Muitas vezes, por falta de vitaminas e minerais, elas acabam ficando enfraquecidas e quebradiças. Alimentos ricos em proteínas e em cálcio são indispensáveis. Peixes são fontes de proteínas de ótima qualidade e o cálcio pode ser encontrado em sardinhas e salmão, quando consumidos com espinhas.

veja também