Pesquisa aponta os alimentos funcionais mais importantes para os especialistas

Pesquisa aponta os alimentos funcionais mais importantes para os especialistas

Atualizado: Terça-feira, 4 Novembro de 2008 as 12

Uma pesquisa nutricional realizada pelo Instituto de Metabolismo e Nutrição em parceria com o Serviço de Nutrologia e Nutrição Clínica do Hospital do Coração com 200 profissionais de saúde revela que o azeite de oliva é considerado o alimento funcional mais importante na opinião de 87% dos entrevistados, por reunir uma série de nutrientes que auxiliam na prevenção de doenças. Em seguida vem a soja com 79%, o chá verde 72%, ômega 3 com 71% e linhaça com 54%. "Os alimentos funcionais têm despertado um interesse cada vez maior da comunidade científica, quanto mais informações tivermos sobre seus benefícios e aplicações melhor para os nossos pacientes", afirma Daniel Magnoni, nutrólogo e cardiologista do Hospital do Coração e também coordenador da pesquisa.

O interesse crescente pelo tema pode ser avaliado a partir do levantamento feito pelo portal www.nutricaoclinica.com.br. Dos 450 mil acessos registrados no último ano, 56% dos internautas estavam em busca de mais informações sobre os alimentos funcionais (que proporcionam benefícios à saúde), seja como prevenção ou tratamento de doenças. "Também entre os internautas, o azeite de oliva lidera as buscas com 75 mil acessos, seguido pela soja, iogurte, vinho e suco de uva sendo que, com relação ao azeite de oliva, as informações mais procuradas foram sobre a composição nutricional do azeite (45,5%), azeite na prevenção de doenças (35%), receitas com azeite (14,5%) e novidades em azeite e saúde (5%)", acrescenta Dr Magnoni.

A pesquisa e outros estudos científicos serão divulgados na íntegra durante o VI Congresso Paulista de Nutrição Clínica que acontecerá entre 5 e 7 de novembro no Centro de Convenções do Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. O evento mostrará as novidades na área de terapia nutricional, além de palestras com renomados convidados nacionais e internacionais sobre gastronomia hospitalar, terapia nutricional nas doenças hepáticas, obesidade infantil, avaliação nutricional no paciente idoso, alimentação saudável na infância e adolescência, mitos e fatos na alergia alimentar, entre outros.

Aula prática sobre azeite - O Congresso contará com a participação internacional de uma das maiores especialistas em azeite de Portugal. Trata-se de Paula Lopes, engenheira química, membro do Painel de Provadores de Portugal (grupo que integra os principais especialistas das diferentes regiões oleícolas portuguesas) que fará uma apresentação inédita no país sobre como degustar e identificar os sabores, e os mais variados tipos de azeite, a importância sobre a acidez na qualidade do produto, mitos e verdades sobre cor, aroma, tipos de azeitona, entre outros. Após a aula, Paula comandará uma degustação na Trilha do Sabor, uma mesa elaborada especialmente para a ocasião com diversos tipos de azeites, em que os participantes vão identificar, saborear e aprender sobre as principais características de cada um.

veja também