Petrópolis CVB promove Concurso Gastronômico

Petrópolis CVB promove Concurso Gastronômico

Atualizado: Segunda-feira, 16 Novembro de 2009 as 12

Após a primeira etapa eliminatória, em que um júri composto por especialistas na área de gastronomia selecionaram as nove melhores receitas cadastradas para o 1º Concurso Cultural Gastronômico Vive la France, foi realizada no Mercado Gourmet a segunda etapa classificatória, onde oito escolhidos (um não compareceu) foram convocados a realizarem o preparo de seus pratos perante um novo corpo de jurados.

A banca foi composta por cinco profissionais: Marco Aurélio Lima, subchefe do Programa Mais Você; Ricardo Castilho, editor chefe da Revista Prazeres da Mesa; Maria Beatriz Dal Pont, gerente do Centro de Gastronomia do Senac Rio; Mauro Martelose, diretor executivo da Associação Internacional de Azeites de Oliva e Frederic Monnier, chef da Brasserie Rosário.

O júri avaliou os pratos com base no equilíbrio gusto-olfativo, criatividade e respeito ao tema do regulamento e apresentação e pontualidade. As três finalistas são: Márcia Vieira, formada em Gastronomia pelo Senac e pela Estácio; Anna Paula Leal, estudante do último ano de Gastronomia da Estácio e Maria Gabriella de Andrade, estudante do 2º período de Gastronomia da Estácio.

O primeiro colocado vai ganhar uma bolsa de estudos de dez dias no Ircod (Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento da Alsace/França) com tudo pago, o segundo uma bolsa no valor de R$ 3 mil a ser utilizada em matrículas de cursos de gastronomia oferecidos pelo Senac Rio, e o terceiro ganha esta mesma bolsa, mas no valor de R$ 1.500,00.

O Concurso é uma promoção do Senac Rio e o Petrópolis Gourmet é uma realização do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, e tem como objetivo principal a descoberta de novos talentos, por isso foi voltado apenas para estudantes e amantes da gastronomia. "Vejo este concurso como um incentivo à busca de profissionalização num momento importante como o que vivemos, onde as oportunidades e demandas dos setores de bens, serviços e turismo do estado estão crescendo", falou a gerente do Senac Rio, Maria Beatriz.

"O Concurso já é um sucesso, principalmente pela união com entidades acadêmicas nacionais e internacionais, que proporcionou o desenvolvimento e o crescimento do festival, sendo um momento único para o aperfeiçoamento profissional dos inscritos", disse Flávio Câmara, presidente do PCVB.

A etapa final será no próximo sábado, às 16h no Mercado Gourmet no Shopping Vilarejo, que fica na Estrada União Indústria, 10.035 - Itaipava - Petrópolis / RJ.

veja também