Petrópolis recebe festival de comida alemã

Petrópolis recebe festival de comida alemã

Atualizado: Quinta-feira, 24 Junho de 2010 as 4:32

De 25 de junho a 4 de julho será realizada em Petrópolis a Bauernfest, conhecida como a Festa do Colono Alemão, que homenageia os imigrantes e suas danças, seu folclore, sua cultura e gastronomia. No mesmo período será realizado um festival de gastronomia alemã em diversos restaurantes da cidade que terão um adesivo indicativo escrito "Aqui tem Bauernfest".

A abertura oficial acontece no dia 25 e o público poderá conferir teatro, artesanato, histórias, brincadeiras, cinema e exposição. O evento será realizado nas dependências da antiga fábrica da Bohemia e no Palácio de Cristal, e é gratuita.

Pensar na gastronomia alemã é imaginar defumados, salsichas, cervejas e chucrute, mas sobremesas são um capítulo à parte na cozinha germânica. Um grande repertório é preparado com massas folhadas, cremes, frutas da estação, gelatinas e sorvetes. Os pratos do dia-a-dia de um alemão são geralmente compostos de carne suína e bovina, batatas, cozidos, sopas e legumes. Na Alemanha, é comum ir direto à refeição principal, já que as saladas aparecem na forma de acompanhamentos ou em ocasiões especiais. O caminho para as sobremesas, portanto, fica mais curto.

Os pães, outro símbolo alemão, possuem uma enorme variedade. Há o pão escuro, os pães com especiarias, os pães à base de castanhas e nozes. E claro, a cerveja, grande estrela da típica gastronomia germânica, não serve só para acompanhar os pratos. Ela é utilizada como ingrediente nas receitas.

veja também