Pimenta: um dos ingredientes mais utilizados no mundo

Pimenta: um dos ingredientes mais utilizados no mundo

Atualizado: Quarta-feira, 18 Fevereiro de 2009 as 12

Depois do sal, a pimenta é o condimento mais utilizado no mundo e encontrado em quase todos os lugares. As pimentas são ricas em vitamina A, E e C, ácido fólico e armazenam potássio, são livres de colesterol e também possuem propriedades antioxidantes. Pimenta na medida certa desperta os sentidos, atiça o prazer e, por aumentar a temperatura do corpo, diminui a sensação de calor. O sabor picante, muito apreciado em pratos de todo o mundo faz das pimentas um condimento especial.

Dedo-de-moça: Muito utilizada em saladas, molhos e na culinária italiana. Apresenta frutos alongados de coloração verde (imaturo) e vermelho (maduro). Mais suave que a malagueta e ligeiramente mais picante que a jalapeno, é uma pimenta saborosa que pode ser encontrada líquida, fresca, em conserva ou desidratada na forma de flocos com sementes, recebendo o nome de pimenta calabresa.

Rosa: Muito utilizada em doces, inclusive em chocolates. A pimenta rosa não é uma pimenta, é o bago seco da araroeira, uma espécie pioneira e nativa do Brasil, parente do caju, da manga e do cajá mirim. O que lhe confere esse nome são seus pequenos frutos que durante a maturação apresentam coloração brilhante e lustrosa, que vai do rosa claro até o vermelho escarlate, semelhante a uma pequena pimenta. No exterior foi introduzida na cozinha européia, pelo seu sabor suave, adocicado e levemente apimentado, com o nome de poivre rose.

veja também