Pizzaiolos dão dicas para fazer a redonda em casa

Pizzaiolos dão dicas para fazer a redonda em casa

Atualizado: Segunda-feira, 12 Julho de 2010 as 11:32

Aproveite que este sábado, dia 10, foi comemorado o Dia da Pizza em São Paulo, reúna a família e os amigos e faça esta delícia em casa. Acredite: dá para fazer em sua própria cozinha a mesma pizza que você encontra nas pizzarias. Segundo Itamar Lima Moreira, pizzaiolo da Casa da Pizza, o segredo está na massa.

- Tem que sovar e deixar a massa descansar na geladeira por três horas. Depois, cortar em pedaços de mais ou menos 200 gramas (para uma pizza de 35 cm de diâmetro, de massa fina) e deixar descansar por mais uma hora fora da geladeira.

A hora de abri-la também é importante.

- Não leve o rolo até a borda para não afiná-la demais. A espessura da massa depende do gosto de cada um.

Para a pizzaiola gourmet Cibele Freitas, do restaurante A Tal da Pizza, para deixar a massa no ponto é necessário misturar os ingredientes com cuidado e com muita leveza, manipulando-a o mínimo possível.

- Existem boas massas para fazer pizza em casa, mesmo não utilizando forno a lenha.  

A chef Andréa Mosqueira, da pizzaria Mr. Lenha, explica que existe uma ordem certa para colocar os ingredientes.

- O fermento deve ser utilizado separado do sal, pois o sal não estimula a fermentação da massa.  Devem-se misturar os ingredientes e acrescentar o fermento por último.

Depois de pronta a massa, coloca-se o molho. O recheio fica a seu critério. A pizza original, nascida na Itália, era feita com apenas com molho de tomate e queijo mussarela, mas você pode acrescentar o que quiser e até fazer alguma receita doce.

Por: Helena Dias

veja também