Praia da Pipa (RN) realiza festival gastronômico em outubro

Praia da Pipa (RN) realiza festival gastronômico em outubro

Atualizado: Quinta-feira, 17 Setembro de 2009 as 12

A Praia da Pipa, no município de Tibau do Sul (RN), conta desde 2004 com as edições do Festival Gastronômico da Pipa. Com o objetivo de continuar a divulgar, promover e valorizar a gastronomia regional, bem como o aprimoramento de técnicas gastronômicas, a sexta edição do Festival Gastronômico da Pipa acontecerá durante os dias 10 a 18 do mês de outubro.

Durante o evento, ocorrem diversas apresentações culturais (shows musicais e folclóricos, teatro e poesia), oficinas gastronômicas para adultos e crianças, exposições temáticas, exibições de filmes sobre cultura e gastronomia, consultoria e treinamento para estabelecimentos e profissionais participantes do Festival e o carro-chefe do evento, um Concurso Gastronômico que tem como principal objetivo a divulgação e a valorização da gastronomia regional.

O referido concurso tem num dos seus focos a valorização e o respeito à cultura local do município de Tibau do Sul e do estado do Rio Grande do Norte. Avaliando a finalização das receitas inscritas, os profissionais da área de alimentos e bebidas do município de Tibau do Sul (chefes, cozinheiros e auxiliares), o Concurso garante a liberdade aos cozinheiros para que criem seus pratos, devendo os mesmos dar a devida relevância a nossa cultura gastronômica, de maneira que se torna obrigatória a inclusão de três componentes característicos das mesas do Nordeste em suas receitas. Componentes estes de conhecimento popular, ou seja, elementos de uso comum nas cozinhas nordestinas.

A participação no concurso fica restrita aos estabelecimentos que tiverem sede ou filial no município de Tibau do Sul. São quatro as categorias, classificadas em prato principal, lanche, pestisco e sobremesa.

Os estabelecimentos inscritos serão avaliados por um júri popular pelos serviços prestados quanto à presteza, postura, gentileza, simpatia e higiene. Este júri será formado pelos portadores do Guia do Festival. Cada Guia possui fichas de votação encartadas que deverão ser preenchidas, destacadas e depositadas em urnas localizadas nos próprios estabelecimentos.

O resultado das apurações será informado ao público no último sábado do evento, na praça central da Pipa (Praça do Pescador). A categoria melhor serviço será avaliada por todos os portadores do Guia do Festival, não havendo nenhuma interferência direta desta votação com a votação das receitas.

As degustações e avaliações populares ocorrerão sempre durante o horário de funcionamento determinado pela direção do estabelecimento, informado através do site e do Guia do Festival. As receitas inscritas no Concurso terão preços diferenciados para os portadores do Guia do Festival durante o período de 1º a 18 de outubro de 2009.

Este ano haverá a novidade Degusta Pipa (uma ação dentro do evento maior, Festival Gastronômico da Pipa) que tem como principal objetivo a popularização da gastronomia, dos estabelecimentos (participantes ou não do Festival Gastronômico da Pipa) e a divulgação da importância do segmento de alimentos e bebidas (A&B) para o destino Pipa e para o município de Tibau do Sul. Serão montadas na área da Praça do Pescador tendas/barracas para os participantes inscritos venderem suas especialidades, em pequenas porções, com preços acessíveis a todas as classes econômicas, limitados a R$ 5. O Degusta Pipa acontecerá no dia 11 de outubro, domingo.

O Concurso Novos Talentos, sucesso de crítica no ano passado, é também um evento dentro do Festival Gastronômico da Pipa e tem como principal objetivo o incentivo e a valorização de estudantes sejam eles futuros ou atuais profissionais, da área da gastronomia, avaliando-se as técnicas gastronômicas empregadas, a finalização das receitas criadas e da didática demonstrada durante a apresentação (elaboração) do prato criado.

Serão premiados os três melhores concorrentes. Os prêmios serão definidos pela organização, parceiros e patrocinadores e serão veiculados na mídia do evento.

Os alunos inscritos serão avaliados por um júri técnico. Este júri será formado por uma comissão de cinco profissionais/técnicos renomados (escolhida e designada pela organização do Festival) diretamente envolvidos com a temática da gastronomia.

Para informações acessar o site www.festivalgastronomicodapipa.com

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também