Prato peruano cai no gosto dos paulistanos

Prato peruano cai no gosto dos paulistanos

Atualizado: Segunda-feira, 5 Julho de 2010 as 1:12

Você já pode ter provado comida japonesa, mexicana, italiana, francesa... Mas e a peruana, já comeu? Se ainda não, saiba que, daqui para a frente, as chances de encontrar um restaurante típico desse país pela frente é grande, principalmente em São Paulo. Todos querem apreciar o famoso ceviche.

Trata-se de um prato à base de peixes e frutos do mar marinados no limão. Originário do Peru, ao longo dos séculos o prato foi se espalhando por toda a América Latina, ganhando cores e sabores locais e, hoje, é apreciado em todos os países latinos, do México ao Chile.

O restaurante La Mar tem filiais em São Paulo, Lima, São Francisco, Cidade do México e Santiago do Chile e é especializado em servir ceviches. Inaugurada em 2009, a cevicheria foi uma das precursoras do gênero em São Paulo. O cardápio inclui basicamente peixes e frutos do mar.

Recém-inaugurado, o restaurante Suri Ceviche Bar traz para São Paulo uma nova forma de se apreciar o ceviche. No cardápio, elaborado pela dupla de chefs Rodrigo Yoshimura e Dagoberto Torres, o prato ganha diversas versões, com referências latino-americanas.

Torres conta que a ideia de abrir um restaurante especializado em ceviches veio da percepção de que o prato teria uma facilidade de adaptação ao paladar do paulistano.

- Uma tendência agora na América é a de cevicherias que dão novas interpretações ao ceviche, acrescentando outros sabores latinos à receita básica peruana.

O chef compara ainda a cozinha peruana à japonesa.

- Nós somos hoje considerados a cozinha japonesa do futuro. E foi justamente a cozinha japonesa que facilitou a introdução dos ceviches, principalmente aqui em São Paulo.

O chef explica que o paulistano já tem o costume de comer peixes por conta dessa cozinha. Além dos ceviches terem em sua preparação um tipo de cocção que é realizada por meio da marinada no limão, eles ainda são pratos mais gourmet. Tudo isso agrada ao paladar do paulistano.

Suri

Onde: rua Mateus Grou, 488, Pinheiros - São Paulo - SP

Informações: www.suri.com.br

La Mar

Onde: rua Tabapuã, 1410 – Itaim Bibi - São Paulo - SP

Informações: www.lamarcebicheria.com.br

veja também