Pratos tropicais com ingredientes brasileiros

Pratos tropicais com ingredientes brasileiros

Atualizado: Segunda-feira, 1 Dezembro de 2008 as 12

O verão está aí. É hora de aproveitar o calor, o sol e a praia. Nesta época, as comidas leves são o hit da estação, além de deliciosas, ajudam a manter o corpo em cima. Mas comida leve não significa comida sem graça e, pensando nisso, a chef Alessandra Divani preparou algumas dicas para quem quer aproveitar o verão e também comer muito bem, em clima tropical.

A chef Alessandra Divani, sócia da Divani & Fusco Gastronomia e Eventos, diz que devemos procurar usar ao máximo os ingredientes típicos brasileiros, pois eles têm a cara e a cor do verão. "Quer comida mais brasileira do que a mandioca ou o maracujá, por exemplo? Além de serem praticamente símbolos de nossa culinária, são extremamente saborosos e dão um toque especial a vários pratos", comenta Alessandra.

Aqueles que vem fazendo dieta há meses para ter um corpo bonito e saudável não precisam se desesperar, a idéia é apenas aproveitar o clima descontraído da estação para preparar pratos deliciosos. Afinal, um jantar bem feito não faz mal a ninguém. "Como não poderia ser diferente, a dica para a entrada é uma salada de lulas com erva doce".

Outra boa opção é utilizar as carnes brancas, principalmente os peixes. Para a chef, a utilização de produtos e ingredientes sempre frescos são de fundamental importância para o preparo de um bom prato. "Gosto de usar ervas, pois elas além de darem um ar fresco e colorido ao prato, dão um aroma inigualável", conta Divani.

Os doces seguem a mesma lógica e devem ser preparado a base de frutas frescas. "O que faz muito sucesso nos nossos eventos é o sorbet, que pode ser de maracujá, laranja, limão, caju, acerola, entre outros".

Confira uma das receitas com toques tropicais que a chef Alessandra Divani preparou:

Salada de Lulas com Erva doce

Ingredientes

8 lulas pequenas 2 dentes de alho sem casca Pepe 3 colheres de sopa de azeite 3 colheres de sopa  de suco de limão 2 ervas doce 16 azeitonas cortadas grossamente 1 colher de sopa de hortelã picada 3 colheres de sopa de manteiga PREPARO

Cortar as lulas pelo comprimento. Cortar na parte interna da lula em diagonal, só para marcar a lula Colocar os tentáculos e a lula em um bol de plástico, juntar o alho, a pimenta o azeite e o suco de limão, misturar bem e deixar marinar uma hora na geladeira Cortar finamente a erva doce e colocar junto com a azeitona a salsinha e a hortelã colocar sal e Pepe Tirar a lula da marinada, e grelhar com manteiga por 2 min. Juntar a erva doce, a marinada e a lula

veja também