Preguiça do final de semana dobra as calorias da dieta

Preguiça do final de semana dobra as calorias da dieta

Atualizado: Sexta-feira, 15 Janeiro de 2010 as 12

Durante a semana, nada te faz cair em tentação e você segue o cardápio da dieta à risca. Tanto esforço e determinação, no entanto, não se aplicam aos sábados e domingos. Afinal, os dias de descanso sugerem que até a atenção debruçada sobre os alimentos merece uma folga. Os direitos que você dá a si mesmo, no entanto, podem resultar em muitas calorias e prejudicar a conquista do objetivo final.

Antes de tudo, é importante lembrar que sua meta de emagrecimento não precisa ser atingida à base de um menu com baixíssimas calorias, conforme explica a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella. Ao seguir um cardápio balanceado, você não sente tanta necessidade de extrapolar nos finais de semana. Conforme sexo, idade, estatura, peso e nível de atividade física, você deve seguir um cardápio especialmente voltado para o seu perfil. Cada pessoa, de acordo com suas características particulares, apresenta uma determinada quantidade calórica para manter o peso , afirma Roberta.

Já os interessados em emagrecer, precisam reduzir as calorias do cardápio que seguem para manter o peso. Ou seja, a quantidade de calorias indicada para a eliminação de peso está associada à quantidade calórica que a pessoa precisa para mantê-lo. Obtendo essa necessidade calórica para a manutenção do peso, é feita uma restrição de calorias. Normalmente, há uma diminuição de 500 calorias diárias para iniciar a eliminação , exemplifica a especialista.

Ainda de acordo com a nutricionista, se uma pessoa precisa de 2.100 calorias para manutenção do peso, uma dieta de 1.600 calorias diárias será indicada para eliminar meio quilo por semana. Assim, derrubamos a idéia de que, para emagrecer, é necessário seguir uma alimentação altamente restrita, com 1.200 calorias ou menos , reforça. Ela afirma que alguns casos de grande excesso de peso pedem uma dieta mais restritiva, mas alerta que a restrição calórica deve ser gradual.

Escapulidas que somam muitas calorias

Mudar o cardápio aos finais de semana com a idéia de recompensa é uma atitude enganadora. Muita gente confunde variedade com excesso de calorias , alerta Roberta. Ela afirma que uma alimentação equilibrada engloba variedade de alimentos e sabores, deixando a monotonia de lado. Assim, você não precisa se esbaldar nos dias que encerram a semana.

Ao deixar toda a consciência do menu saudável de lado para se deliciar nos fins de semana, você acaba subestimando a importância que os alimentos têm para a sua saúde e, além disso, da influência deles no processo de emagrecimento. Optando por produtos refinados, ricos em gorduras, doces e bebidas alcoólicas, por exemplo, é de se esperar que o excesso de calorias ocorra , constata a especialista do Minha Vida.

 Para provar que os deslizes não são nada convenientes ao seu projeto de emagrecimento, a nutricionista montou um cardápio com exemplos de alimentos que costumam fazer parte dos dias de folga de quem está de dieta. Confira o resultado excessivo de calorias.

Café-da-manhã

- 1 unidade de pão francês

- 2 colheres (sobremesa) de manteiga

- 1 copo de leite integral

- 2 colheres (sopa) de achocolatado

Total: 525 calorias

Almoço

- 4 colheres (sopa) arroz branco

- 1 concha média de feijoada

- 2 colheres (sopa) de farofa

- 2 bolas de sorvete de morango

Total: 745 calorias

Jantar

- 1 pedaço de pizza de calabresa

- 1 pedaço de pizza de frango com catupiry

- 2 tulipas de chope

- 1 taça de mousse de limão

Total: 1.113 calorias

Total do dia: 2.383 calorias

Estragos além das calorias

Se os problemas girassem apenas em torno do excesso de calorias ingeridas, talvez seu maior prejuízo fosse ver o ponteiro da sua balança estagnado. O fato é que as escapadinhas de final de semana representam mais do que isso. Os exageros podem resultar em aumento do consumo de ingredientes perigosos à saúde.

Grandes quantidades de sal provocam acúmulo de líquidos no organismo e podem levar ao desenvolvimento de hipertensão. Já a gordura saturada, leva ao aparecimento de doenças cardiovasculares. Produtos refinados são pobres em fibras (responsáveis pela sensação de saciedade) e de nutrientes, principalmente, vitaminas e minerais , aponta.

Roberta lembra também das bebidas alcoólicas que, além de calóricas, não oferecem nutrientes que justifiquem o consumo. A exceção fica por conta do vinho, quando consumido com moderação, como uma taça por refeição.

Outro ponto destacado por Roberta Stella sobre os prêmios calóricos diz respeito à repetição de tais excessos. Cometer um excesso pode ser a partida para retomar os velhos hábitos alimentares, levando ao ganho de peso novamente , frisa a especialista.

Para emagrecer com sucesso, a nutricionista garante que não é preciso exagerar na determinação. O segredo revelado por ela é variedade e bom senso. Faça escolhas inteligentes, simplifica. Se for à pizzaria no sábado à noite, opte por um pedaço de pizza da sua preferência.

Abaixo, ela dá mais exemplos de como você pode reduzir as calorias consumidas no final de semana, sem deixar seus programas favoritos de lado.

Café-da-manhã

- 1 fatia de pão de forma integral light

- 1 pote de iogurte desnatado

- 2 colheres (sopa) de granola

Total: 214 calorias

Lanche da manhã

- 1 unidade de maçã

Total: 85 calorias

Almoço

- 2 colheres (sopa) cheias de arroz

- 1/2 concha de feijão

- 1 filé médio de peito de frango grelhado

- 2 colheres (sopa) de legumes cozidos

- salada de alface à vontade

- 1/2 unidade média de mamão papaya

Total: 335 calorias

Lanche da tarde

- 1 unidade de barrinha de cereais

Total: 100 calorias

Jantar

- 1 copo de suco de abacaxi com adoçante

- 1 fatia de pizza de calabresa

Total: 434 calorias

Total do dia: 1.168 calorias

veja também