Prepare em 15 minutos um bolo de limão para o café da tarde

Prepare em 15 minutos um bolo de limão para o café da tarde

Atualizado: Quinta-feira, 13 Janeiro de 2011 as 12:01

Desde 2000, Rita Lobo conduz o site de receitas "Panelinha" com charme e muito conhecimento de causa. Para marcar o aniversário de dez anos desse projeto, ela lançou no final do ano passado o livro "Panelinha - Receitas que Funcionam".

Bonitinho mas ordinário, cupcake vai perder espaço em 2011

Primeiro canal brasileiro de gastronomia entra no ar este mês

O livro traz receitas descomplicadas explicadas de forma simples com o objetivo de incrementar o dia a dia no que a autora chama de "pratos para a vida real".

O Bolo Delícia de Limão é um clássico que Rita ensina no livro. Macio por dentro, ele ganha uma casca crocante de açucar e limão. Confira abaixo a receita:

Bolo Delícia de Limão

Ingredientes

Para a massa

3 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 colheres (chá) de fermento em pó 1/2 colher (chá) de sal 200 g de manteiga em temperatura ambiente 2 xícaras (chá) de açúcar 4 ovos 1 xícara (chá) de leite raspas de 2 limões manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Para o glacê

1/3 xícara (chá) de suco de limão peneirado 2/3 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

Pre-aqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma de bolo com furo e polvilhe com farinha de trigo.

Passe a farinha, o fermento e o sal pela peneira. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga até ficar fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar.

Desligue a batedeira, adicione as raspas de limão e misture com uma espátula. Transfira a massa para a fôrma. Nivele a massa, girando a fôrma rapidamente sobre a mesa.

Leve ao forno pre-aquecido e deixe assar por 45 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto: se sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de pronto, retire o bolo do forno e deixe esfriar por 10 minutos.

Enquanto o bolo esfria, misture bem, numa tigelinha, o suco de limão e o açúcar. Reserve.

Num prato grande, desenforme o bolo e espalhe o glacê com uma colher. Sirva em seguida.

veja também