Prepare missoshiru e tenha refeição tipicamente japonesa

Prepare missoshiru e tenha refeição tipicamente japonesa

Atualizado: Sexta-feira, 29 Outubro de 2010 as 11:44

A culinária japonesa ganhou o mundo e é apreciada nos lugares mais distantes de sua terra natal. As receitas foram se ocidentalizando e ganhando toques diferentes.

As sobremesas, por exemplo, não existiam. Doces no Japão eram apenas as frutas de época e os preparados a base de feijão.

Não existe hierarquia entre os pratos numa refeição oriental. Você pode comer na ordem que achar mais interessante. No Brasil, onde a imigração e a influência japonesa é vasta, os restaurantes dedicados às iguarias da terra do sol nascente adaptaram as refeições ao Ocidente. Por costume, os pratos menores são consumidos primeiro.

O missoshiru, a "sopinha" que acompanha os pratos na maioria dos lugares, é bastante apreciado. Algumas pessoas chegam a preferir a entrada ao prato principal, de sushis e sashimis. Como muitas outras receitas, não é preciso ser um grande chef para prepará-la em casa.

"As Melhores Receitas da Culinária Japonesa", da JBC, faz uma seleção dos pratos mais conhecidos e de outros nem tanto. Temaki, Guioza, Tempurá e Yakissoba são algumas das receitas apresentadas, além dos utensílios e produtos encontrados nas casas dedicadas a produtos orientais.

Veja abaixo como preparar missoshiru:

Missoshiru

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

1 litro de água 2 colheres (sopa) de missô (pasta de soja) 1 pitada de hondashi (tempero) aji-no-moto 1 pitada de sal 100g de tofu cortado em cubos cebolinha a gosto

Modo de Preparo

Coloque água, missô, hondashi, aji-no-moto e sal numa panela e deixe ferver. Retire do fogo.

Coloque o fogo e a cebolinha nos tchawan (tigelas) e despeje o caldo por cima. Sirva quente.

veja também