Prepare paella e surpreenda a família no almoço

Prepare paella e surpreenda a família no almoço

Atualizado: Quarta-feira, 16 Junho de 2010 as 10:12

A Espanha joga contra a Suíça nesta quarta (16), às 11h. Para quem é fã do futebol ou do país das touradas, a competição é mais um motivo para entrar no clima. Que tal preparar um prato típico?

A paella é tradicional da gastronomia espanhola e recebe esse nome por conta da frigideira em que ela é preparada: a "paellera" ou paella valenciana - um utensílio de cozinha feito de ferro ou aço, também usado para preparar outros pratos da culinária catalã.

Esse prato leva peixe, frutos do mar, arroz, açafrão e deve ser acompanhado de um saboroso caldo de peixe. Você também pode usar frango na receita. Para preparar a paella, não é preciso ter uma típica paellera em casa. Vale também lançar mão de uma boa frigideira funda.

De acordo com o livro Gastronomia no Brasil e no Mundo, de Guta Chaves e Dolores Freixa (ed. Senac, R$ 42), na época das grandes navegações, os europeus tiveram maior acesso às especiarias originárias da Índia, que até então eram símbolo de riqueza e nobreza. Com a facilidade de comprar temperos, os espanhóis passaram a usá-los em diversas receitas, como é o caso desta paella, que leva açafrão e pimentas.

Aprenda já o passo a passo.

Ingredientes

Paella:

300 gramas de robalo, cortado em cubos 12 camarões grandes, com cabeça e casca 12 mexilhões com casca Seis cavaquinhas com casca 12 vieiras com conchas (opcional) 300 gramas de lulas cortadas em anéis Meio quilo de arroz “bomba” espanhol (próprio para paella) ou arroz-agulha parabolizado, tipo um Três litros de caldo de peixe (receita adicional) Dois gramas de açafrão diluído em um pouco do caldo quente 200 gramas de cebola picada Dez dentes de alho picados 200 gramas de vagem, tipo macarrão, cortada em pedaços Azeite de oliva para untar Sal e pimenta a gosto Um pimentão vermelho e meio, cortado em rodelas Duas colheres (sopa) de salsa picada Caldo de peixe:

Cinco cebolas cortadas em quatro pedaços Três tomates cortados em quatro pedaços Dois pimentões vermelhos, cortados em quatro pedaços Dois talos de alho-poró Três talos de salsão Duas cenouras cortadas em três pedaços Duas cabeças de alho 500 gramas de cascas de camarão Cinco quilos de carcaças de peixe, de preferência robalo 20 a 30 litros de água Modo de preparo

Caldo de peixe:

Coloque todos os ingredientes em uma panela grande e cozinhe em fogo brando durante, no mínimo, três horas. Depois coe a mistura e reserve o caldo.

paella:

Unte a paellera (ou frigideira funda) com azeite. Coloque os camarões, as cavaquinhas e mexa durante aproximadamente cinco minutos - ou até que eles fiquem dourados.

Na mesma paellera, coloque a cebola, o alho, o peixe, as lulas e mexa mais cinco minutos, até que eles dourem. Acrescente o arroz e misture bem. Junte a vagem, o caldo de peixe em quantidade suficiente para cobrir todos os ingredientes e deixe cozinhar durante aproximadamente 15 minutos, até que o arroz fique no ponto.

Acrescente as vieiras e os mexilhões à mistura. Deixe tudo cozinhar mais um pouquinho, mexendo sempre - cerca de cinco minutos devem bastar. Enfeite com salsa picada e as rodelas de pimentão e sirva na própria paellera.

*Receita cedida pelo restaurante Porto Rubayat

veja também