Prepare receita com salmão sem gastar muito

Prepare receita com salmão sem gastar muito

Atualizado: Terça-feira, 18 Janeiro de 2011 as 11:07

Encaixar alguns tipos de alimentos em um orçamento pode ser tarefa difícil até para matemático. "100 Receitas para o Dia a Dia - Pratos Criativos e Econômicos" oferece opções para fazer refeições sem perder a qualidade ou gastar muito dinheiro.

O livro traz dicas de como aproveitar os produtos da estação, organizar as compras e não desperdiçar comida. Muitas vezes as sobras podem ser reaproveitadas e tornam-se novos e deliciosos pratos.

Peixes, por exemplo, por serem um item caro, devem ser comprados de acordo com a estação de sua pesca. Outra solução é substituir as espécies usadas nas receitas pelas que estão mais baratas no período. Os tipos mais caros podem ser adquiridos em grande quantidade durante promoções e congelados por um curto período.

Veja como preparar bolinhos de salmão:

Bolinhos de Salmão

Preparo

15 minutos, mas 2-3 horas para resfriar e fazer o molho

Cozimento

20-30 minutos

Rendimento

4 porções

Ingredientes

- 450g de filé de salmão sem pele

- 350g de batatas

- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal

- 1-2 colheres (sopa) de dill picado

- suco e raspas de ½ limão grande

- farinha de trigo para modelar

- 2 ovos batidos

- 115g de migalhas de pão ou farinha de rosca

- azeite para fritar

- sal e pimenta-do-reino moída na hora

- 1 receita de molho de pimentão e tomate para servir

Modo de preparo

1. Ponha o salmão em uma frigideira com água suficiente para cobri-lo. Tempere e espere ferver. Tire do fogo, cubra e deixe esfriar por 1 hora. Escorra, coloque em uma tigela e esfacele a carne.

2. Enquanto isso, cozinhe as batatas em água salgada fervente por 10-15 minutos, até amaciar. Escorra bem, junte a manteiga e amasse.

3. Adicione o salmão, o dill, o suco e as raspas de limão. Enfarinhe as mãos e modele 4 tortinhas.

4. coloque os ovos batidos em um prato e as migalhas de pão (ou farinha de rosca) em outro. Passe as tortinhas pelo ovo e deixe escorrer o excesso. Cubra com as migalhas de pão, apertando bem. Tampe e leve à geladeira por 1-2 horas.

5. Aqueça um pouco de aceite em uma frigideira em fogo médio. Frite os bolinhos por 4 minutos de cada lado, até dourar. Vire uma vez com o auxílio de um garfo.

6. Ponha o molho de pimentão e tomate ao lado do bolinho e sirva.

veja também