Prepare-se para o verão sem abandonar as sobremesas

Prepare-se para o verão sem abandonar as sobremesas

Atualizado: Terça-feira, 9 Novembro de 2010 as 11:59

Com o verão se aproximando chega o momento no qual as academias recebem novas inscrições e os regimes começam. Estar com o corpo perfeito para desfilar na praia é o objetivo das pessoas, o que faz com que algumas vezes exagerem. Deixar de comer e praticar exercícios, abandonar alimentos essenciais para a saúde, provocar anemias, etc.

A melhor forma de perder peso é seguir uma dieta equilibrada, que não deixe de fora o mínimo necessário para a saúde. Uma das primeiras coisas cortadas por quem faz dieta é o doce. Bolos de chocolate com calda de creme todos os dias realmente não são saudáveis, mas é preciso uma incidência de glicose no sangue.

Para não privar o prazer de comer uma deliciosa sobremesa após as refeições, "Dieta das 5 Porções" separa parte de sua receitas para elas. O livro oferece opções para manter o equilíbrio dos alimentos com a dose diária de frutas, legumes e verduras que o corpo necessita.

Divididos por cores, os pratos representam duas, três e quatro porções. Escolhendo uma receita de cada tipo você ingere nove porções de um mínimo de cinco. Café da manhã, refeição leve, prato principal e sobremesa são os tipos de cardápio sugeridos.

Veja como preparar sobremesas usando mirtilos:

Sorvete com mirtilos

Ingredientes

320 g de amoras 115 g de açúcar 320 g de morangos 1 receita de custard de ovo * 125 ml de creme de leite 320 g de mirtilos

Modo de Preparo

Coloque as amoras numa tigela, polvilhe com o açúcar e deixe descansar por 30 minutos. Passe no processador até obter um purê. Coe numa peneira fina sobre uma tigela e amasse com uma colher de pau. Prove se está suficientemente doce e leve à geladeira. Bata e peneire os morangos da mesma maneira. Misture o custard de ovo e o creme de leite no purê de morango e bata numa sorveteira, até engrossar. (Ou despeje a mistura num recipiente que possa ir ao freezer e congele por cerca de 4 horas, até ficar firme, batendo com um garfo 2 ou 3 vezes durante esse período para romper os cristais de gelo - ou passe 2 vezes no processador até dissolver.) Com uma colher, coloque metade do sorvete num recipiente que vá ao freezer e regue com metade da calda, depois repita. Passe uma faca pelo sorvete para criar o efeito marmorizado. Congele, até ficar suficientemente firme para ser retirado com uma colher, e sirva com os mirtilos.

*custard de ovo

Aqueça 250ml de creme de leite numa panela de fundo grosso. Bata 3 gemas e 100g de açúcar numa tigela, até engrossar e clarear. Quando o creme estiver quase fervendo, junte a mistura de ovos, bata lentamente e adicione a essência de baunilha. Recoloque na panela e aqueça em fogo baixo, mexendo, até borbulhar. Deixe esfriar.

Bolinhos de mirtilos

Ingredientes

115 g de manteiga em temperatura ambiente, mais um pouco para untar 115 g de açúcar 2 ovos batidos 115 g de farinha de trigo com fermento ½ colher (chá) de canela em pó 320 g de mirtilos 3 laranjas fatiadas 320 g de cerejas cortadas ao meio 80 g de tâmaras picadas

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180°C. Forre 4 ramequins com papel-manteiga. Bata a manteiga e o açúcar numa tigela até ficarem claros e cremosos. Junte aos poucos os ovos e bata. Peneire a farinha e a canela sobre esse creme e misture bem. Espalhe 2 colheradas da mistura de bolo no fundo de cada ramequim e coloque ¼ dos mirtilos entre eles. Cubra com a mistura restante e espalhe mais ¼ dos mirtilos por cima. Asse por cerca de 30 minutos, até os bolos crescerem e dourarem e um palito, inserido no centro, sair limpo. Deixe esfriar por alguns instantes, passe com cuidado a faca nos ramequins, desenforme e deixe esfriar. Misture as laranjas, as cerejas, as tâmaras e os mirtilos restantes e sirva com os bolinhos.

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