Prepare versão brasileira de panetone

Prepare versão brasileira de panetone

Atualizado: Quarta-feira, 22 Dezembro de 2010 as 11:12

O panetone, vedete do mês de dezembro, aparece com tantos recheios exóticos e interessantes que fica difícil escolher qual comprar.

O R7 já mostrou como funciona uma linha de produção de panetones. O processo é trabalhoso e a fermentação demora mais de 24 horas. Mas, quem disse que a delícia não pode ser feita em casa sem complicações?

O melhor, a receita não é do tradicional bolinho natalino que tem origem italiana, e sim de uma versão que leva uma deliciosa frutinha amazônica, o cupuaçu. Saiba como fazer:

Ingredientes

3 ovos 1/2 xícara (chá) de suco de laranja 1/2 xícara (chá) de leite desnatado 1/2 xícara (chá) de margarina sem sal (em temperatura ambiente) 1 xícara (chá) de açúcar 500g de farinha de trigo peneirada 1 envelope de fermento biológico granulado 1 colher (chá) de essência de panetone 1 e 1/2 xícara de geleia de cupuaçu 1/2 xícara (chá) de castanha-do-pará picada 200ml sorvete de queijo minas ou creme para acompanhar (opcional)

Modo de preparo

Em uma tigela misture o fermento e a farinha, reserve. Bata no liquidificador os ovos, suco de laranja, leite, margarina e açúcar, adicione a essência de panetone e pulse por 3 segundos.

Incorpore a massa na farinha aos poucos, misturando delicadamente com o auxílio de uma espátula flexível. Adicione a geleia e por último a castanha do Pará. Distribua numa forma de panetone e deixe descansar por uma hora ou até dobrar de volume.

Asse em forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos. No momento de servir , polvilhe com açúcar de confeiteiro.

veja também