Projeto Lanchonete-Escola capacita 157 jovens em gastronomia

Projeto Lanchonete-Escola capacita 157 jovens em gastronomia

Atualizado: Sexta-feira, 7 Agosto de 2009 as 12

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), realizou na noite da última quarta-feira, na Assembléia Legislativa, a solenidade de formatura de 157 alunos do curso de Gastronomia do projeto Escola Arte Culinária (Lanchonete-Escola).

A solenidade reuniu formandos da 4ª, 5ª, 6ª e 7ª turmas do projeto. Idealizado pelo Instituto Mensageiros, o curso é uma oportunidade de qualificação profissional para jovens com idades entre 17 e 21 anos, de ambos os sexos. Existe uma bolsa mensal no valor de R$ 525 que os alunos recebem por 7 horas de trabalho de segunda a sexta-feira. Para participar do projeto é necessária a comprovação de renda familiar, que não pode ultrapassar R$ 200 per capita.

Em seis meses, com aulas práticas e teóricas, os alunos são habilitados para prestação de serviços em restaurantes, hotéis, lanchonetes, bares, padarias ou cafés, podendo atuar como ajudante de cozinha, chapeiro, garçom e atendente.

Desde a primeira turma, em 2005, a Lanchonete-Escola já ofereceu 500 vagas aos jovens. Mais de 200 permanecem empregados. "Alguns jovens se formaram e vieram trabalhar no próprio projeto. É uma satisfação muito grande acompanhar essa evolução", afirmou Frederico Rozanski, diretor do Instituto Mensageiros.

A formatura dos jovens do projeto Escola Arte Culinária contou com as presenças da vice-prefeita e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; do secretário municipal do Trabalho e do presidente da Associação Franquia Solidária, Claudio Thiegui.

O secretário municipal do Trabalho pediu aos jovens obstinação e persistência nessa nova etapa da vida. "É preciso continuar a buscar conhecimento e fazer novos cursos. Isso é um investimento para a vida toda", disse.

"Esse projeto é importante porque oferece oportunidades aos jovens no mercado de trabalho, que podem ajudar a família e contribuir com a sociedade", afirmou a vice-prefeita.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também