Proteínas no café da manhã ajudam a manter a dieta e controlar o peso

Proteínas no café da manhã ajudam a manter a dieta e controlar o peso

Atualizado: Terça-feira, 10 Fevereiro de 2009 as 12

Resultados de um estudo apresentado na 90ª reunião anual da Sociedade de Endocrionologia em São Francisco (EUA),em 2008, demonstraram que um café da manhã rico em carboidratos e proteínas seguido por refeições com baixo teor de calorias e carboidratos é mais efetivo para manter o regime de perda de peso.

O estudo foi conduzido pela pesquisadora Daniela Jakubowicz, do Hospital de Clinicas de Caracas, Venezuela, em parceria com cientistas da Virginia Commonwealth University, em Richmond (EUA). A pesquisa mostra que a eficácia a longo prazo de uma dieta depende da capacidade de aumentar o sentimento de saciedade e diminuir o desejo de consumir carboidratos.

A importância de ingerir proteínas diariamente ultrapassa de longe o papel do controle do peso, elas ajudam a reforçar o corpo, fornecem energia, melhoram o metabolismo e humor, melhoram a imunidade e protegem o corpo de sinais visíveis de envelhecimento precoce. A proteína é composta de aminoácidos, que se dividem em 20 tipos: dez podem ser produzidos pelo organismo e comidos em determinados alimentos e outros dez, conhecidos como aminoácidos essenciais, são obtidos somente por meio da ingestão de alimento de fonte animal.

Pessoas que seguem uma dieta mais restritiva, atletas e vegetarianos dependem de suplementos alimentares para obter proteínas suficientes. A chlorella, uma alga de água doce, contém aproximadamente 60% de proteínas, 18 aminoácidos (incluindo todos os aminoácidos essenciais), vitaminas e minerais. Em termos comparativos, a alga possui proporcionalmente mais proteínas que a soja, comumente utilizada como fonte de proteínas no lugar da carne bovina, por isso, é considerada pelos pesquisadores uma boa forma de complementar a alimentação.

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