Pudim de framboesas e chocolate

Pudim de framboesas e chocolate

Atualizado: Terça-feira, 13 Setembro de 2011 as 11:08

Esta deliciosa sobremesa tem uma base com sabor de chocolate e um cuidado maior com as calorias, tendo mais frutas e menos açúcar e gordura. Sempre que houver sobras de pão, triture-as no processador de alimentos, congele e use quando necessário, num prato como este, por exemplo.

Ingredientes

3 ovos

85 g de açúcar de confeiteiro

300 ml de leite semidesnatado

2 colheres de sopa de cacau em pó

50 g de migalhas de pão fresco

2 colheres de sopa de geleia de groselhas-vermelhas

150 g de framboesas e mais para decorar

15 g de lascas de amêndoas

Porções: 4

Preparo: 15-20 minutos, mais 20 minutos de descanso

Cozimento: 35-45 minutos

Modo de fazer:

1 - Quebre 1 ovo numa tigela. Separe os 2 ovos restantes, colocando as gemas na tigela e as claras em outro recipiente, reservando para o merengue.

2 - Acrescente 30 g de açúcar à tigela com o ovo e as gemas e bata até obter uma mistura homogênea. Coloque o leite e o cacau em pó numa panela e leve ao fogo até ferver. Misture ao ovo e às gemas, e depois adicione as migalhas de pão.

3 - Despeje a mistura em 4 tigelas individuais de suflê ou em uma assadeira rasa e deixe descansar por 20 minutos, para que as migalhas de pão absorvam um pouco do líquido. Preaqueça o forno a 160°C.

4 - Asse a base do pudim por 20 minutos se estiver usando formas individuais ou 30 minutos para uma única fôrma rasa.

5 - Enquanto isso, aqueça levemente a geleia de groselhas-vermelhas numa panela até que derreta. Acrescente as framboesas e esmague suavemente com as costas de uma colher para misturá-las à geleia derretida. Aqueça em fogo baixo por 2 minutos, em seguida deixe esfriar.

6 - Bata as claras em neve. Acrescente os 55 g restantes de açúcar e continue batendo até o merengue obter uma textura acetinada. Com uma colher, coloque a mistura de framboesas sobre o pudim, cubra com o merengue fazendo um montinho e uma volta para finalizar. Polvilhe com as amêndoas.

7 - Asse por cerca de 15 minutos ou até que o merengue fique um pouco dourado. Sirva imediatamente, decorado com mais algumas framboesas.

veja também