Quando a berinjela é a estrela

Quando a berinjela é a estrela

Atualizado: Quarta-feira, 24 Novembro de 2010 as 10:30

Apesar de muitas vezes desprezada na cozinha, a berinjela pode se destacar em receitas de dar água na boca. De pastas a lasanhas, o sabor do fruto dá personalidade aos pratos. Ela é comum em receitas da região mediterrânea: como o mussaká, feito de berinjela, carne e batatas, típico da Grécia. Também é ingrediente dos clássicos ratatouille francês e da caponata italiana.

Versatilidade

São muitas as combinações com o fruto. "A berinjela combina facilmente. Pode ser servido com peixes, filés, aves", explica o personal chef Emerson Mantovani. E os modos de preparo, diversos. "Você pode fazer uma berinjela frita e acrescentar à salada", exemplifica o chef Manuel de Oliveira, do restaurante Acrópoles. Um dos patês famosos da casa é uma mistura de berinjela com maionese e ervas, servido como entrada.

Essa é uma das formas comumente servidas: a berinjela é bastante consumida ainda como aperitivo e em pratos principais, e tem o sabor ressaltado de acordo com a forma como ela é feita, diz o chef Eguinaldo Moura, do Nove: "pode ser gratinada, no forno, recheada".

Truques

"O segredo da berinjela para tirar todo o seu potencial é sempre, ao cortá-la em lâminas, jogar sal grosso e deixar de 15 a 20 minutos. Depois, lavar em água corrente. O sal vai eliminar a água da berinjela e tirar o sabor amargo residual", ensina Emerson.

Outro segredinho é o tempero. "Combina com ervas frescas", diz o personal chef. E para o chef do Nove, sal, pimenta e azeite a deixam deliciosa.

veja também