Que tal uma receita de cupcake para Natal?

Que tal uma receita de cupcake para Natal?

Atualizado: Quarta-feira, 22 Dezembro de 2010 as 12:05

Não é só por ser bonitinho e dar água na boca que os bolinhos americanos, chamados de cupcake, caíram no gosto dos brasileiros. A receita costuma ser rápida e render muito.

Para presentear nas festas de fim de ano, prepare os bolinhos com frutas cristalizadas. O presente delicioso e temático rende 40 cupcakes que podem receber recheio de brigadeiro e uma decoração especial. Abuse das forminhas de papel (que podem ir ao forno) das cores vermelha e verde, laços e caixinhas de papel para a embalagem.

Ingredientes

Massa de chocolate

3 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento1 1 colher (chá) rasa de bicarbonato de sódio 1 pitada de sal 1 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente 1 xícara (chá) de açúcar refinado 1 xícara (chá) açúcar mascavo escuro 4 ovos 1 colher (sopa) de cacau em pó 170g de chocolate meio amargo derretido 1 copo de leite integral

Brigadeiro com frutas cristalizadas

1 lata de leite condensado 1 caixa de creme de leite 1 colher (sopa) de manteiga sem sal 1/2 lata (medida da lata de leite condensado) de frutas cristalizadas picadas

Modo de preparo

Massa - Coloque as forminhas de papel na assadeira. Separe e pese todos os ingredientes em uma balança doméstica. Preaqueça o forno a 160ºC. Misture a farinha de trigo com o bicarbonato e o sal. Bata a manteiga e os açúcares até que fique uma massa esbranquiçada e fofa. Vá adicionando os ovos um a um, raspando as laterais da batedeira até que fiquem bem incorporados.

Adicione o cacau e o chocolate e bata rapidamente. Em seguida adicione a mistura de farinha em três partes intercalando com o leite até que estejam bem incorporados. Coloque a massa nas formas de cupcake, enchendo até apenas 3/4 de cada uma. Leve para assar durante 20 minuto, pode ser que o tempo alterne de um forno para outro. Verifique com um toque no centro do cupcake, o bolo ao ser tocado deve voltar.

Recheio/cobertura - Coloque todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo baixo para cozinhar mexendo sem parar. Cozinhe até desgrudar do fundo da panela. Utilize como recheio e cobertura do cupcake de chocolate. Dicas para decoração – frutas cristalizadas, cereja fresca, cereja em conserva e physalis (frutinha encontrada facilmente nos mercados municipais)

veja também