Quem disse que empada não pode ser saudável?

Quem disse que empada não pode ser saudável?

Atualizado: Segunda-feira, 14 Fevereiro de 2011 as 11:42

Quem resiste a uma empadinha? O problema é pensar na cintura depois de atacar o salgado.

Mas se você é daqueles que não gosta de abrir mão de comer o que deseja, saiba que é possível tornar a receita mais saudável.

Recheá-la com ingredientes mais leves, por exemplo, é uma boa saída.

Já a massa pode ser feita com um terço de farinha de trigo integral, em vez de levar só a farinha refinada.

Cereais integrais e seus derivados são aliados da boa forma porque ajudam no funcionamento do intestino, na absorção de nutrientes importantes para o organismo e na eliminação da gordura.

Fique atento antes de separar os ingredientes. Você vai precisar de duas formas de margarina. Uma com 55% de lipídeo (gordura) e outra com 80% da mesma coisa.

Experimente:

Ingredientes

700 g de farinha de trigo 300 g de farinha de trigo integral 500g de margarina (de preferência, com 55% de lipídeo) Sal a gosto 500 g de frango desfiado 1 lata de milho Pimenta-branca a gosto 2 dentes de alho 1 cebola 500 ml de leite 2 colheres (sopa) de amido de milho Manjericão a gosto 50g de margarina (de preferência, com 80% de lipídeo)

Modo de preparo

Para a massa, coloque em um recipiente a farinha de trigo, a farinha integral e 500 g de margarina com 55% de lipídeo. Acrescente o sal e misture até formar uma massa homogênea. Reserve.

Enquanto isso, refogue o alho, a cebola, a pimenta, o milho, o frango e o sal a gosto com 50 g de margarina com 80% de lipídeo. Deixe por três minutos.

Em seguida bata no liquidificador o leite com o amido de milho.

Adicione a mistura ao frango refogado.

Em fogo baixo, mexa a mistura para não encaroçar e ferva por mais 3min e reserve para esfriar.

Forre uma forminha com 3 mm de massa e recheie. Em seguida, cubra com uma tampa de massa também fina.

Leve ao forno preaquecido a 250 ºC. Deixe assar por 20 minutos (em média).

veja também