Receita de Salmão com risoto de banana da terra

Receita de Salmão com risoto de banana da terra

Atualizado: Quarta-feira, 30 Março de 2011 as 11:54

INGREDIENTES:

- 200 gramas de filé de salmão

- 200 gramas de arroz arbório

- 2 colheres (sopa) de manteiga

- 1 cebola média picada

- 150 ml de vinho branco seco

- 250 ml de caldo de legumes

- 1 banana da terra média

- 50 gramas de queijo parmessão

- Pimenta do reino branca à gosto

- Sal à gosto

- Azeite extra virgem

- Salsinha à gosto

Molho Agridoce:

- 250 ml de molho shoyu

- 30 gramas de gengibre picado

- 30 gramas de açúcar

- Suco de 2 limões

- 1 colher de café de amido de milho

  MODO DE PREPARO:

1. Doure a cebola picada na manteiga e em seguida refogue com o arroz arbório e misture bem. Acrescentar o vinho branco, continue mexendo até flambar e em seguida o caldo de legumes. Deixar cozinhar por 8 minutos ou até que ele fique pré-cozido. Reserve.

2. Enquanto cozinha o arroz, fazer o preparo do salmão. Tirar a pele e as espinhas, caso o salmão seja comprado inteiro. Cortar em três pedaços grandes. Temperar com pimenta do reino branca, sal e em seguida passar o azeite pelo peixe para não grudar na grelha ou frigideira com a pele voltada para baixo até grelhar.

3. Após cozinhar arroz e esfriar, leve novamente ao fogo para finalização do prato. Acrescente o caldo de legumes, 1 colher de sopa de manteiga e acrescentar a banana-da-terra já cortadada em pedaços pequenos e misturar levemente para não derreter a banana. Acrescentar o restante da manteiga, a salsinha e por último o queijo parmessão e misturar com cuidado.

Molho:

Leve os ingredientes do molho agridoce ao fogo e deixe reduzir por 15 minutos. Quando estiver fervendo, acrescentar o amido de milho e deixe ferver mais um pouco até adquirir consistência. Deixe esfriar e regue em cima do salmão após a montagem do prato.  

veja também